CONTABILIDADE GERENCIAL SUAVIZAÇÃO DO LUCRO CONTÁBIL: uma análise sob o reconhecimento da perda pelo Impairment Test
Palavras-chave:
Gerenciamento contábil.Impairment test. Suavização de lucro.Resumo
Introdução: A contabilidade trata de eventos econômicos e apresenta a necessidade de quantificar as atividades econômicas e a dificuldade sofrida para obter as informações disso, ela pode se dividir em contabilidade gerencial e financeira. O estudo do artigo parte do princípio de que toda organização precisa gerenciar o uso dos seus recursos para atingir os objetivos que almeja. A contabilidade financeira está voltada para os agentes externos das empresas como investidores e acionistas que devem ter informações pelas demonstrações financeiras. Enquanto que a Contabilidade gerencial se dedica às informações para os agentes internos das entidades, ou seja, gestores e administradores. E para este artigo a contabilidade financeira foi considerada uma parte da contabilidade gerencial. O Impariment Test é a redução do valor recuperável de ativos, além de que este as às normas contábeis brasileira (CPC 01) também serve para que as empresas alveiem periodicamente os ativos quem geral resultados antes de contabiliza-los no balanço patrimonial. Objetivou-se identificar se a prática de gerenciamento contábil de suavização do lucro seria responsável por influenciar o reconhecimento de perda por Impariment Test. Metodologia: Esta pesquisa foi desenvolvida com abordagem descritiva e quantitativa mensurando em números, classificados e analisados Sendo assim, fizemos um levantamento de dados, analisando no período de 2010 a 2012, todas as empresas listadas na bolsa de valores brasileiras, exceto seguradoras, finaceiras e bancos com demosntração contábil diferente do comum. Considerações Finais: Diante do presente estudo e a partir dos resultados encontrados, constatamos que as empresas, utilizam principalmente a estratégia da ferramenta de gerenciamento de resultados quando vão emitir suas demonstrações financeiras e econômicas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Isabel Camargo De Amorim, Ana Clara Fonseca Do Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.