Sobre a Revista

Scientia Generalis

ISSN 2675-2999
DOI 10.22289/Scientia.2675-2999

A Scientia Generalis é um periódico de divulgação digital independente, que tem por objetivo prover discussão sobre estudos e pesquisas interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento. Os editores acreditam que é necessário conhecimento abrangente das ciências para que haja um entendimento claro dos fatos. Assim, a Scientia Generalis está aberta para submissões originais com temática multidisciplinar.

A Scientia Generalis tem como objetivo a divulgação gratuita (acesso aberto), sob a forma de artigos científicos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios, os resultados de pesquisas desenvolvidas, possibilitanto discussão entre os especialistas de todas as áreas do conhecimento.

A revista salienta que todas as opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A revista ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Scientia Generalis não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

Fluxo

A Scientia Generalis é uma publicação em publicação contínua e recebe artigos para análise e publicação em regime de fluxo contínuo.

Escopo

A Revista Scientia Generalis publica artigos completos, artigos de revisão, relatos de caso e resumos completos de pesquisas em qualquer área da ciência. O periódico também publica resenhas de livros, teses e dissertações de autoria de docentes e pesquisadores de qualquer instituição do país.

Processo de revisão

A primeira etapa de avaliação é uma análise do manuscrito pelos softwares Copy Spider e/ou Plagius. Os resultados são avaliados pelos editores e caso o manuscrito possua qualquer indício de plágio o mesmo é recusado imediatamente. Com resultados menores o mesmo passa para o processo de revisão. Além disso outras verificações de praxe são realizadas, conferindo normas de citação, referencias, etc.

O periódico Scientia Generalis realiza o processo de revisão por pares, também chamado de revisão paritária ou arbitragem (peer reviewrefereeing, em inglês), no mecanismo duplo cego (nem o revisor nem o autor sabe a identidade um do outro). Nesse processo o manuscrito submetido é editado para retirada de qualquer identificação dos autores e enviado a um revisor da área que realizará a análise do mesmo e enviará seu parecer ao editor do periódico. Novamente o editor retirará qualquer identificação e enviará as considerações do revisor ao autor do manuscrito sem qualquer identificação do mesmo. A revista conta ainda com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora. 

Não há um prazo pré-determinado para resposta aos autores, porém o periódico se compromete a realizar esse processo no menor tempo possível, e está sempre disponível para esclarecimentos através do e-mail de contato.

Afirmamos nosso compromisso com a transparência e acessibilidade ao conhecimento científico ao adotar uma política de acesso aberto para a Scientia Generalis. Todo o conteúdo publicado está disponível gratuitamente, sem restrições de acesso ou períodos de embargo. Através de licenças abertas como Creative Commons ou equivalentes, os usuários têm direitos para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e vincular aos artigos completos. Essa abordagem garante acesso imediato à pesquisa, permitindo que os usuários explorem e utilizem o conteúdo de maneira legal e ética, sem a necessidade de registro de usuários.

Todos artigos publicados a partir de 2023 possuem DOI.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, e permite às bibliotecas coletar, preservar e fornecer a seus leitores acesso ao material publicado na Web com o objetivo da preservação digital através dos sistemas PKP Preservation Network, LOCKSS e CLOCKSS.

A Scientia Generalis está sob a licença CC BY-SA 4.0. Para saber mais clique aqui