http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/issue/feed Scientia Generalis 2021-10-14T15:16:13-03:00 Saulo Gonçalves Pereira editor@scientiageneralis.com.br Open Journal Systems <h2><strong>Scientia Generalis</strong></h2> <p><strong>ISSN 2675-2999</strong></p> <p>A Scientia Generalis é um periódico de divulgação digital independente, que tem por objetivo prover discussão sobre estudos e pesquisas interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento. Os editores acreditam que é necessário conhecimento abrangente das ciências para que haja um entendimento claro dos fatos. Assim, a Scientia Generalis está aberta para submissões originais com temática multidisciplinar.</p> <p>A Scientia Generalis tem como objetivo a divulgação gratuita (acesso aberto), sob a forma de artigos científicos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios, os resultados de pesquisas desenvolvidas, possibilitanto discussão entre os especialistas de todas as áreas do conhecimento.</p> <p>A revista salienta que todas as opiniões, idéias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). 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Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, observacional, descritiva e ecológica dos dados públicos relativos à esta doença, fornecidos pela secretaria de saúde do município. A análise estatística foi descritiva por meio da determinação das frequências absolutas e relativas dos casos confirmados e notificados de Covid-19 de pacientes que sobreviveram ou vieram à óbito associado a doença em relação ao sexo e à faixa etária. Foram notificados 13.177casos da doença com 423 óbitos. A taxa de letalidade foi de 3,21%. A coleta de dados foi realizada no período de abril de 2020 até maio 2021. Obteve-se uma maior prevalência de casos confirmados entre indivíduos do sexo feminino (n=7.126, 54,1%) e maior prevalência de óbitos entre a população masculina (n=226, 53,42%). A maior incidência dos casos notificados e dos óbitos ocorreram nos meses de julho de 2020 e fevereiro de 2021. Conclui-se que a taxa de letalidade associada à covid-19 no município foi baixa, apresentando maiores incidências em indivíduos do sexo feminino tiveram maior prevalência de infecção ao passo que indivíduos do sexo masculino tiveram maior prevalência de óbitos. Neste período foram verificados dois picos de distribuição da doença. Ressalta-se a necessidade de estudos epidemiológicos como este a fim de traçar estratégias para enfrentamento desta pandemia.</p> 2021-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Christian Ricardo Silveira, Eva Mendes Monteiro, Elizaine Aparecida Guimaraes Bicalho, Adriele Laurinha Silva Vieira http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/168 A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS PRÉ-ADOLESCENTES ENAMORADOS 2021-07-12T09:51:33-03:00 Maria Veronica Santana Sales projetecmv@gmail.com Maria Aparecida Santos e Campos a@a.com.br <p>O estudo sobre as questões emocionais, sob a ótica do enamoramento – a influência das emoções no desenvolvimento escolar dos pré-adolescentes foi o eixo norteador do objetivo deste estudo que visou adentrar em reflexões nas quais se observa o quanto as emoções, enfatizando a paixão, influenciam fortemente o comportamento dos pré-adolescentes, sobretudo a aprendizagem. O trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados através de questionários e, também de pequenos textos escritos, voluntariamente, por alguns discentes do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública municipal, Tancredo Neves, no município de Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brasil. Secundariamente utilizou-se um levantamento bibliográfico que oportunizou relacionar o que dizem os teóricos com as respostas dos entrevistados. Participaram da pesquisa 79 estudantes tanto do gênero masculino e feminino com idades variando de 12 a 15 anos. Ressalta-se que este trabalho consta de aprovação do comitê de ética com o parecer: 4.713.192. Elencou-se temas relacionados às emoções, priorizando as causas e consequências da paixão; a relação entre o enamoramento na pré-adolescência e o comportamento nas atividades escolares, com os pais, com os amigos e, sobretudo, consigo mesmo nessa transição da fase infantil para a pré-adolescência, em termos físicos e emocionais. Compreende-se que práticas pedagógicas concernentes à educação emocional já vêm sendo desenhadas há algum tempo, porém as emoções relacionadas ao enamoramento não são enfatizadas. Infere-se que diante de um momento tão célere em que tudo se transforma constantemente, inclusive os desafios emocionais, é forçoso um olhar cuidadoso para as emoções, paralelo à cognição, em sala de aula, para assim, compreender as subjetividades dos educandos, principalmente na transição da fase da infância para a pré-adolescência, em que há uma mudança brusca física e na experiência de novos sentimentos como o fato de se apaixonar.</p> 2021-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Maria Veronica Santana Sales , Maria Aparecida Santos e Campos http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/177 A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM HUMANIZADA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS: uma revisão de literatura 2021-09-27T19:07:51-03:00 MARIA HELENA OLIVEIRA mariahelena418@yahoo.com.br WELLINGTON GONÇALVES DOS SANTOS sindilagoaformosamunicipal@hotmail.com Luiza Araújo Amâncio Sousa luiza.sousa@faculdadepatosdeminas.edu.br <p>O objetivo geral desta pesquisa foi demonstrar a importância da assistência do enfermeiro no tratamento a pacientes portadores de transtornos mentais. Visando alcançar-se o objetivo geral, delineou-se os seguintes objetivos específicos: apresentar, brevemente, definições e um apanhado histórico sobre o tema; abordar sobre movimentos internacionais e sobre a Reforma Psiquiátrica; tratar sobre a saúde mental no SUS; expor sobre a exclusão social decorrente do sistema; analisar sobre o papel fundamental do enfermeiro no cuidado e assistência humanizada ao paciente portador de transtornos psíquicos; e por fim, expor estudos publicados sobre realizadas em Minas Gerais. Ademais, sugeriu-se estratégias para melhor tratamento do paciente, como musicoterapia e atividades motoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto ao procedimento classifica-se como bibliográfica, de caráter descritivo-exploratório.</p> 2021-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 MARIA HELENA OLIVEIRA, WELLINGTON GONÇALVES DOS SANTOS, Luiza Araújo Amâncio Sousa http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/176 A FÍSICA MODERNA E A HOMEOPATIA COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROCESSO DE CURA DA ENERGIA VITAL 2021-09-23T15:28:49-03:00 Ramom Dias de Lima ramondiaz33@hotmail.com Gilmar Antoniassi Junior jrantoniassi@hotmail.com <p>A homeopatia tem como alicerce metodologias e conhecimentos diferentes do modelo biomédico tradicional, assim existe uma problematização acerca de sua compreensão e aceitação na comunidade científica contemporânea. É de fundamental importância a produção de pesquisas que embasem a metodologia homeopática: princípio da similitude, experimentação em indivíduos saudáveis, medicamento dinamizado e medicamento individualizado. O fato de a homeopatia contrariar as leis da Física Newtoniana, abre um pressuposto de que alguma evidência será encontrada na Física Quântica. O conhecimento da Física Quântica, também chamada de Física Moderna, por estudar as partículas subatômicas, poderá ser um ponto de partida para a elucidação do mecanismo de ação dos medicamentos homeopáticos. É necessário noções de Física Quântica e de Transdisciplinaridade para justificar a ação de um medicamento que quimicamente o princípio ativo se encontra dinamizado inúmeras vezes e faz acreditar que exista somente água no final do processo. Assim, o objetivo deste trabalho foi reunir através de uma revisão de literatura de forma explanatória com os fins de analisar o que foi pesquisado em alguns modelos experimentais para o entendimento da homeopatia.</p> 2021-10-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Ramom Dias de Lima , Gilmar Antoniassi Junior http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/154 A RELEVÂNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 2021-07-22T14:20:26-03:00 Lucy Rose de Maria Oliveira Moreira lucyrose@ig.com.br Lucimar Oliveira Moreira a@a.com.br Vera Lucia Neves Dias Nunes a@a.com.br <p>Na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais devem ser garantidas de maneira a evitar que a relação teórico-prática seja transformada em uma dicotomia. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi verificar o potencial da construção do conhecimento de ciências naturais no ensino fundamental nos anos inicias e demonstrar que a utilização de experimentos propiciam um envolvimento maior do aluno em sala de aula. Quando se ensina ciências, é preciso lembrar sempre de que os conhecimentos científicos são os produtos de uma longa evolução, construídos pelo trabalho de muitos pesquisadores ao longo dos anos. Uma forma de conseguir isto, talvez seja utilizando o exemplo do cotidiano como ponto de partida para abordagem. Os experimentos de ciência são de suma importância na construção do conhecimento para que o aluno possa a partir de uma teoria acadêmica relacionar os conteúdos com o cotidiano. O construtivismo é uma linha de pensamento formulada pelo teórico Jean Piaget que se concentrou no estudo do desenvolvimento cognitivo e não propriamente no progresso de aprendizagem.</p> 2021-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Lucy Rose de Maria Oliveira Moreira , Lucimar Oliveira Moreira , Vera Lucia Neves Dias Nunes http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/167 LASERTERAPIA NA ODONTOLOGIA: efeitos e aplicabilidades 2021-07-17T12:39:15-03:00 Laura Tauani Ostemberg Santos lauraostemberg18@outlook.com Lucas Ostemberg Santos lucasostemberg21@outlook.com Cizelene do Carmo Faleiros Veloso Guedes cizelene.guedes@faculdadepatosdeminas.edu.br <p>Terapias complementares como a Laserterapia vêm ganhando cada vez mais espaço na Odontologia. A Laserterapia utiliza um tipo de radiação eletromagnética que se diferencia de uma fonte de luz comum por apresentar características e propriedades próprias e variados comprimentos de onda. Essa radiação manifesta seus efeitos, tais como analgesia, efeito anti-inflamatório e efeito cicatrizante, por meio da interação da luz com os tecidos biológicos, podendo também causar a morte microbiana através da terapia fotodinâmica. Os aparelhos Lasers podem ser classificados como de Alta e Baixa intensidade, tendo aplicações em diversas áreas odontológicas. Contudo, a aplicação desta terapia requer estudo aprofundado e treinamento prévio para a obtenção do melhor resultado dos seus efeitos clínicos. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura e apresentar a ação e aplicabilidade da Laserterapia na clínica odontológica. A revisão de literatura contou com artigos publicados de 2005 a 2020, exibindo vários artigos de casos clínicos que corroboram a utilização da Laserterapia pelo Cirurgião-dentista. Concluiu-se que a Laserterapia vem sendo uma modalidade de tratamento promissora na Odontologia contemporânea, apresentando formas de aplicação tanto intra como extra orais, não possui efeitos adversos quando utilizada corretamente e aprimora resultados, dando maior conforto e melhorando a qualidade dos atendimentos odontológicos.</p> 2021-08-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Laura Tauani Ostemberg Santos, Lucas Ostemberg Santos, Cizelene do Carmo Faleiros Veloso Guedes http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/171 A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA GENÉTICA 2021-07-15T13:52:32-03:00 Henrique Mendes da Silva henriquemendes_bio@hotmail.com <p>O ensino de Genética no ensino médio aliado à metodologia de resolução de problemas, é uma ferramenta muito importante e criativa na didática para ensino de Ciências e Biologia, desde que seja bem compreendida, que esteja em um constante aprimoramento e que possua aplicação prática no dia a dia do estudante. Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar descrever sobre o Ensino de Biologia e genética e a aplicação da metodologia da resolução de problemas e a aprendizagem baseada na resolução de problemas em Genética. O presente estudo caracteriza-se como qualitativo, realizado por meio de revisão literária, de forma exploratória. Os resultados dos levantamentos bibliográficos demonstram que a metodologia baseada em problemas, quando muito bem executada e organizada buscam trazer práticas do cotidiano do estudante, com questionamentos aumentam sua curiosidade. Cabe aos professores de Biologia fazer que seus estudantes busquem por meio de aulas criativas, atraentes e desafiadoras a importância do ensino de Genética aliado ao seu cotidiano, estas aulas devem ser muito bem planejadas e preparadas, fazendo com que o ensino de Genética se torne um aprendizado fácil e prazeroso e a metodologia de resolução de problemas auxilia de sobremaneira tal processo.</p> 2021-07-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Henrique Mendes da Silva Silva http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/179 O SERVIÇO DO NUTRICIONISTA NO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL EM PACIENTES DE EMERGÊNCIA EM HOSPITAIS 2021-10-13T19:37:53-03:00 Julia Aimê Rêgo Noronha juliaaimenutri@gmail.com Simone Cunto da Silva sivibelle75@gmail.com Diego Silva Patrício diego.patricio@adventista.edu.br <p>O profssional nutricionista no setor hospitalar emergencial é de grande importância devido sua área específica de atuação que tem, dentre outras funções, a habilitação para realizar a avaliação antropométrica, analíse bioquímica e a dietoterapia dos pacientes internalizados de terapia intensiva, tendo em vista o prognóstico efetivo dos pacientes atuando junto à equipe multiprofissional e com um diágnóstico médico já existente, dando continuidade ao tratamento com a terapia nutricional de acordo com o quadro clínico. Todavia, concensualmente, é pouco valorizado. Assim, objetivou-se fazer uma revisão de literatura de forma integrativa e sistemática sobre a efetividade do serviço do nutricionista situado na equipe multiprofissional para o tratamento de pacientes do setor emergencial. Para tanto buscaram-se os materiais e dados nas bases de dados: PubMed, Scielo e BVS, a partir do cruzamento dos descritores definidos pelo DeCs: emergências e serviço hospitalar de nutrição. Seguindo os critérios de inclusão padrão-ouro dos métodos investigativos que foram: publicações entre 2016 e 2021, escritos nas línguas: inglês, espanhol e português, e do tipo ensaios clínicos. Foram encontrados 13 artigos que se encaixaram nos critérios de inclusão e, dentre eles, 11 artigos tiveram relação com o serviço hospitalar de nutrição e as intervenções que podem ser feitas a partir dessa profissão presente na equipe multiprofissional como: o jejum pré-operatório e suas vantagens metabólicas, a eficácia relevante da dieta neutropênica, a diminuição de novas internações após a alta através do acompanhamento proteico nutricional de idosos Mediante os resultados é notável a eficácia do serviço do nutricionista para o prognostico de pacientes da terapia intensiva. Logo, neste recorte, não foram encontrados artigos que abordassem de forma direta a desvalorização desse profissional apenas a sua atuação paralela a medicina, ou seja, está em processo de reconhecimento clínico e trabalhista em alguns contextos sociais.</p> 2021-10-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Julia Aimê Rêgo Noronha , Simone Cunto da Silva , Diego Silva Patrício http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/182 ZINGIBER OFFICINALE (GENGIBRE) NA ÊMESE GRAVÍDICA: uma breve revisão narrativa 2021-10-11T10:44:16-03:00 Fabiana da Costa Borges Barbosa fabiana.11790@alunofpm.com.br Adriele Laurinda Silva Vieira adriele_silva147@hotmail.com <p>Hiperêmese gravídica é a ocorrência de vômitos incontroláveis durante a gestação, resultando em desidratação, perda ponderal e cetose, isso acontece principalmente devido às alterações hormonais e emocionais que acontecem durante a gravidez. No entanto, a hiperêmese pode também acontecer devido às citocinas circulantes no sangue materno, deficiência da vitamina B6, reação alérgica ou gastrointestinal. Neste estudo foi adotada a revisão bibliográfica do tipo narrativa pela possibilidade de acesso a pesquisas de outros autores sobre este tema, sem a delimitação de datas de publicação. Nesta revisão, apresentaram-se os mecanismos farmacológicos, a descrição fitoterapêutica, a eficácia e a segurança do <em>Zingiber officinale</em> para êmese gravídica. Os estudos consultados, particularmente os ensaios clínicos randomizados, demostraram eficácia e segurança do <em>Zingiber officinale</em> na gestação na dose máxima de 1000g diárias do extrato seco. Apesar disso, o profissional prescritor deve estar atento quanto à avaliação do risco e benefício do uso, além de possíveis interações medicamentosas e reações adversas.</p> 2021-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Fabiana da Costa Borges Barbosa , Adriele Laurinda Silva Vieira http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/187 OSTEORRADIONECROSE EM PACIENTES SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA DE CABEÇA E PESCOÇO: revisão de literatura 2021-10-07T10:29:06-03:00 Hugo Guilherme da Silva Ribeiro hugoguilherme.r@outlook.com Myllena Carvalho Pereira Myllenaaleixo@hotmail.com Mayra Maria Coury de França mayra.franca@faculdadepatosdeminas.edu.br <p>O câncer é uma doença caracterizada por multiplicação desordenada de células defeituosas ou atípicas. A radioterapia na região de cabeça e pescoço é continuadamente utilizada no tratamento de pacientes oncológicos, tendo como objetivo incidir feixes de radiação de forma precisa na região tumoral. Variadas são as sequelas advindas do tratamento radioterápico, uma das mais severas na cavidade oral é a osteorradionecrose. Ainda não existe consenso sobre sua definição, mas caracteriza-se pelo osso que foi irradiado se encontrar desvitalizado, sendo exposto pela perda da integridade da pele/ mucosa, que persiste sem cicatrização, por um período de pelo menos 3 meses. Várias são as modalidades de tratamento, que variam de tratamentos conservadores à tratamentos cirúrgicos, devendo então, o Cirurgião-dentista ter conhecimento destes. O objetivo do presente trabalho foi revisar na literatura as diferentes terapias dentro do âmbito odontológico para o paciente irradiado na região de cabeça e pescoço. A revisão de literatura, contou com a pesquisa em artigos científicos, no período de 2005 a 2020, abrangendo língua portuguesa e/ou estrangeira. Concluiu-se que seu tratamento é complexo e não existe na literatura um protocolo que valha em todos os casos, sendo então, que os esforços devem ser voltados principalmente para sua prevenção.</p> 2021-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Hugo Guilherme da Silva Ribeiro, Myllena Carvalho Pereira, Mayra Maria Coury de França http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/170 O PAPEL DO FARMACÊUTICO PARA O MELHOR ENQUADRAMENTO DA SEGURANÇA DE SIBUTRAMINA PARA O CONTROLE DE OBESIDADE DE INFANTOJUVENIL 2021-07-07T10:23:51-03:00 Patrícia Andrade Claudino patricia.08355@alunofpm.com.br Michelle Lucas Cardoso Balbino michelle.cardoso@faculdadepatosdeminas.edu.br <p>É consenso que a obesidade na infância e adolescência vem aumentando de forma significativa nas últimas décadas, tornando-se um caso preocupante na saúde mundial. A obesidade é uma patologia do grupo de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) que pode ser definida como uma doença caraterizada pelo aumento excessivo de gordura. A terapia farmacológica é recomendada como uma ferramenta adjuvante para pacientes obesos ou que apresentam sobrepeso, que podem estar associadas com comorbidades que colocam suas vidas em risco. Os fármacos antiobesidade geralmente atuam diminuindo o apetite, inibindo absorção de gordura ou aumentando o consumo de energia e termogênese, e também em sistemas de neurotransmissão. Dentre os medicamentos utilizados como emagrecedores, podemos destacar: Sibutramina, Sertralina e a Fluoxetina. O presente artigo tem como objetivo conhecer o papel do farmacêutico, diante da situação do seu cliente-paciente no uso da sibutramina, contribuindo, assim, para um melhor controle e dosagem do apetite, trazendo resultados satisfatórios para o combate à obesidade. Os benefícios da utilização de agentes farmacológicos consistem em promover um aumento da aderência dos pacientes a mudanças nutricionais e comportamentais, além da perda de peso e melhoria de vida. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de revisão de literatura.</p> 2021-08-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Patrícia Andrade Claudino, Michelle Lucas Cardoso Balbino http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/164 O TRABALHO DO NEUROPSICOPEDAGOGO: atuação, ética e importância demonstradas através de um relato de experiência 2021-07-12T09:50:19-03:00 Simone Ferreira fjas81@hotmail.com Fabio José Antonio da Silva fjas81@hotmail.com <p>Este trabalho originou-se com o objetivo de analisar a importância do trabalho do neuropsicopedagogo, enfatizando de como realiza sua função de maneira a contribuir positivamente no desenvolvimento da aprendizagem da criança e do adolescente, com dificuldades de aprendizado ou que possuem alguma deficiência, com a finalidade de auxiliar pais, familiars e escola durante todo processo. Para melhor compreender o tema, fez-se primeiramente o estudo teórico sobre o perfil do neuropsicopedagogo, buscando entender as características relevantes sobre o mesmo e, desta forma compreender como se dá seu trabalho em seu cotidiano, ou seja, quais ações desenvolvem para potencializa-lo, contribuindo na qualidade ao ser colocado em prática. Posteriormente foi descrito um relato de experiência deste autor. O presente trabalho é de natureza básica, porém exploratória onde fez-se o uso de referências bibliográfica de autores renomados a fim de trazer à tona, ao leitor, diversos conceitos sobre o tema proposto. E por fim, por meio de um relato de experiência demonstrou-se a inserção de neuropsicopedagogo em sua atuação professional.</p> 2021-07-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Simone Ferreira, Fabio José Antonio da Silva