REABILITAÇÃO DE DENTES DECÍDUOS ANTERIORES UTILIZANDO COROAS DE ACETATO: relato de caso clínico
Palavras-chave:
Dente decíduo, Cárie dentária, Resina compostaResumo
A cárie na primeira infância é uma doença crônica sendo caracterizada por uma ou mais superfícies cariadas sendo cavitada ou não cavitada, acometendo crianças com menos de seis anos de idade aos quais os dentes apresentam extensa destruição dentária. A utilização da coroa de acetato consiste em uma técnica direta em restaurações em resina composta muito bem aceita, sendo uma alternativa vantajosa na reabilitação de dentes decíduos. Deste modo, o objetivo foi relatar um caso clínico de reabilitação estética de dentes anteriores decíduos utilizando coroas de acetato. Trata-se de um estudo observacional descritivo. A pesquisa foi realizada no município de Mato Verde-MG na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE). O relato de deu com um paciente do sexo masculino, três anos de idade que compareceu a clínica odontológica da FAVENORTE, acompanhado pela responsável. Ao exame clínico, foram observadas lesões de cárie nos dentes 51, 52, 61 e 62. Os dentes 51 e 61 apresentavam lesões de cárie inativa. No dente 52 foi observada uma pequena perda de estrutura na distal, enquanto no dente 62 foi observada uma perda de estrutura considerável. Foi feito análise do diário dietético, onde foi observada alta frequência de ingestão de alimentos contendo sacarose. O tratamento para os dentes 52 e 62 será restaurações com resina composta, utilizando coroas de acetato. A utilização das coroas de acetato foi bastante vantajosa, por se tratar de um paciente de difícil manejo para o atendimento, mesmo assim foi possível devolver a função e estética ao paciente.
Downloads
Referências
BRAGA, et al. O uso do ICDAS para diagnostico e planejamento do tratamento da doença cárie. Pro-odonto prevenção. [S.l.], v.5, n.4, p. 9-55, 2012.
CARNEIRO, R.; FONSECA, M.; CRUZ, R. Alternativas estéticas e funcionais para a reconstituição de dentes decíduos anteriores com destruição excessiva. Arquivo brasileiro de Odontologia, Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 17-25, 2006.
DIAS, et al. Cárie na primeira infância e qualidade de vida de pacientes de zero a 3 anos. Uningá, Maringá, v.56,n.s3,p.192-201, jan/mar.2019.
FERNANDES, et al. Evolução da resina composta: revisão de literatura. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v.12, n.2, p.401-411, ago/dez, 2014.
GOUVEIA, et al. Facetas diretas de resina composta em dentes anteriores: relato de caso. ClipeOdonto – UNITAU. [S.l.], v.9, n.1, p. 44-50, 2018.
LAVOR, et al. Utilização da Matriz de Acetato na reabilitação de dentes anteriores deciduos: relato de caso clínico. Brazilian Journal of sugery and clinical Research. [S.l.], v.31,n.1,p.44-47, jun/ago.2020.
LOPES, et. al. Reabilitação estética e funcional em paciente com cárie severa da infância: Relato de caso. Arch Health Invest. [S.l.], v.9, n.6, p.507-512,2020.
MACEDO, L.; AMMARI, M. Cárie na primeira infância: conhecer para prevenir. Revista rede de cuidados em saúde. [S.l.], v.8, n.3 , 2014.
NETO, et al. Os avanços da odontologia minimamente invasiva nos dias atuais. Acervo Saúde. [S.l.], vv.13,n.2,p
PITTS, et al. Early Childhood Caries: IAPD Bangkok Declaration. Int J Paediatr Dent. [S.l.], v. 11 ,n. 12, p.384-386. Cidade, 2019.
TEIXEIRA, et al. Reabilitações com resina composta de dentes anteriores desgastados por bruxismo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.12, p.113905-113918, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
PURL
Licença
Copyright (c) 2022 Julie Ane Sousa Martins Alves, Márcio Gomes Negrão Júnior, Patrícia Souza Xavier, Marcone de Oliveira Rocha, Rodrigo Andraus de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.