Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A revista informa que todos os artigos são verificados nos softwares CopySpider e Plagius, e casos com plágio poderá acarretar na recusa do artigo.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está no template (modelo) da revista, em espaço 1,5; justificado; usa uma fonte Times New Roman de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todas as citações e referências seguem as normas da ABNT (autor data ou numérico) ou Vancouver, desde que o artigo esteja padronizado em apenas uma dessas normas. Artigos com normas misturadas não serão aceitos.
  • TODOS os coautores foram listados na seção METADADOS no momento da submissão.
  • O parecer de aprovação da pesquisa pelo sistema CEP/CONEP e/ou CEUA, para todos os estudos envolvendo seres humanos e animais, foi anexado na sumissão.
  • Os autores estão cientes e concordam com o pagamento da taxa de publicação a ser quitado caso o manuscrito seja aceito.

Diretrizes para Autores

Atenção: O cadastro do ORCID deve ser feito pelo autor que está submetendo o artigo, não é possível que os editores façam essa atribuição pelos autores. Se tiver dificuldades para atribuir seu ORCID, siga esse guia aqui.

O periódico Scientia Generalis publica artigos em qualquer idioma. Podem ser submetidos manuscritos que contribuam para o conhecimento interdisciplinar, bem como para o desenvolvimento de sua respectiva área. Os manuscritos submetidos serão encaminhados para aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.

A revista cobra uma taxa editorial referente à diagramação, manutenção da revista e indexações, no valor de R$ 250,00. Devido à taxa em questão, e ao compromisso com a comunidade acadêmica brasileira, a revista mantém o compromisso de enviar o primeiro parecer em até 30 dias após a submissão.

Clique aqui para acessar o fluxograma de publicação.

O periódico aceita manuscritos para as seguintes seções:

Artigos Originais: relatos de pesquisas concluídas;
Revisão de literatura: revisões bibliográficas que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos etc., não se dedicando à coleta de dados in natura, porém não configurando em uma simples transcrição de ideias. Podem ser do tipo Narrativa, Sistemática ou Integrativa.
Relato de Caso e/ou Experiência: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção;
Resenha: resenhas de obras relacionadas à área interdisciplinar nacional ou estrangeira;
Entrevista: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas relevantes.

Os manuscritos devem ser enviados online conforme as instruções de envio, seguindo passos para Submissões.

Não esqueça de colocar seu artigo no template da revista!

O uso do template (modelo) da revista ´é obrigatório. Por favor, coloque seu artigo no template (modelo) da revista.

Clique aqui para baixar o template (modelo) oficial da revista (versão 2024). 

A extensão do texto deve ser de até 30 páginas ou 48.000 caracteres, digitados tamanho A4, justificado, com espaçamento 1,5 em fonte do tipo Times New Roman tamanho 10.

O título do artigo deverá aparecer na primeira página do texto, seguido de sua versão em inglês. Os títulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc., e subtítulos devem ser concisos.

Nome completo dos autores: Inclua apenas aqueles que desempenharam um papel substancial na condução da pesquisa e edição do manuscrito. O número recomendado de autores é de até 8 (oito). A equipe editorial reserva-se o direito de solicitar a redução do número de autores.

Filiação dos autores: Indique a instituição de filiação dos autores (com a sigla da instituição), bem como a cidade, estado e país da instituição.

Em seguida deve obrigatoriamente acompanhar um resumos de 250 a 300 palavras em português e sua versão em inglês (Abstract) e espanhol (Resumen - opcional). Ao final dos resumos devem ser indicadas, no mínimo, três palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e suas versões em inglês (keywords).

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT (autor data ou numérico) ou Vancouver, desde que o artigo esteja padronizado em apenas uma dessas normas. Artigos com normas misturadas não serão aceitos.

  • ABNT NBR 6023 (2018), Informação e documentação – Referências – Elaboração e ABNT NBR 10520 (2023), Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação - https://usp.br/sddarquivos/arquivos/citacoes10520.pdf
  • Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (Padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM)) - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

As citações diretas de até três linhas incorporadas ao texto entre aspas; as citações diretas a partir de quatro linhas com recuo de 4 cm, fonte 10, separada do parágrafo anterior e posterior com um enter, espaçamento entrelinhas simples.

As referências devem obrigatóriamente vir ao final do texto, em ordem alfabética (ou numérico), separando bibliografia e demais fontes utilizadas na construção do manuscrito.

Usar paginação no canto inferior direito da página.

Imagens, tabelas, gráficos e quadros devem ser incorporados ao texto precedidos de títulos e sucedidos de fonte quando for o caso. 

Esclarecemos que, no artigo, os agradecimentos devem ser direcionados especificamente a agências de fomento, empresas patrocinadoras ou agradecimentos especiais, quando apropriado. Os agradecimentos especiais são reservados para pessoas ou entidades que tenham contribuído significativamente para o estudo, mas que não fazem parte do grupo de autores. Os agradecimentos devem vir junto com as considerações finais (conclusões), mencionando apenas aqueles que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da pesquisa ou na obtenção de apoio financeiro. Isso ajuda a manter a clareza e a relevância do seu artigo.

Os artigos submetidos à Scientia Generalis deve respeitar as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), o Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ), a Associação de Editores Escolares de Acesso Aberto (OASPA) e a Associação Mundial de Editores Médicos (WAME) e a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa

*A Scientia Generalis reserva-se o direito de realizar, caso necessário, pontuais alterações na formatação, gramática e ortografia dos artigos selecionados para publicação.*

Artigos Originais

Investigação original, de relevância científica, baseadas em estado da arte e dados empíricos, observando os fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. É importante que seja explicitada a contribuição da pesquisa para a produção do conhecimento. É necessário conter: introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais. Devem ser escritos entre 10 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.

Revisão de literatura

Discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, envolvendo reflexão crítica e indicação avanços científicos no estado da arte a ele associado. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 10 e 30 laudas, não considerando resumos e referências (outros casos devem ser justificados aos editores).

Relato de Caso e/ou Experiência

Relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, de interesse e relevância científica e social para as diferentes áreas do conhecimento psicológico, e que demonstrem contribuições para a melhoria de práticas profissionais. É necessário conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão e conclusão ou considerações finais e referências. Devem ser escritos entre 5 e 20 laudas, não considerando resumos e referências.

Resenha

Apresente a síntese e crítica sobre um trabalho científico já publicado, livro ou filme, devendo tomar por 4 a 10 laudas e referências. Serão aceitos para análise resenhas de obras com até 4 anos de lançamento, porém, exceções poderão ser analisadas pelos editores caso seja comprovada a importância da resenha pelos autores.

Entrevista

Entrevistas com importância científica em sua área do conhecimento.

Anais de eventos

Anais de eventos, ou proceedings, incluem o registro de trabalhos aceitos para apresentação em um evento científico, com a função de disseminar o conhecimento e incentivar a produção científica. Para essa categoria entrar em contato diretamente com os editores.

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  • Gerenciamento e acompanhamento das submissões de artigos;
  • Comunicação com autores, revisores e leitores sobre o status dos artigos submetidos e outras informações relevantes;
  • Manutenção de registros internos da revista.
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