A RELEVÂNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Lucy Rose de Maria Oliveira Moreira INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR
  • Lucimar Oliveira Moreira Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA
  • Vera Lucia Neves Dias Nunes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Palavras-chave:

Ciências Naturais, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Na aprendizagem de ciências naturais, as atividades experimentais devem ser garantidas de maneira a evitar que a relação teórico-prática seja transformada em uma dicotomia. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi verificar o potencial da construção do conhecimento de ciências naturais no ensino fundamental nos anos inicias e demonstrar que a utilização de experimentos propiciam um envolvimento maior do aluno em sala de aula. Quando se ensina ciências, é preciso lembrar sempre de que os conhecimentos científicos são os produtos de uma longa evolução, construídos pelo trabalho de muitos pesquisadores ao longo dos anos. Uma forma de conseguir isto, talvez seja utilizando o exemplo do cotidiano como ponto de partida para abordagem. Os experimentos de ciência são de suma importância na construção do conhecimento para que o aluno possa a partir de uma teoria acadêmica relacionar os conteúdos com o cotidiano. O construtivismo é uma linha de pensamento formulada pelo teórico Jean Piaget que se concentrou no estudo do desenvolvimento cognitivo e não propriamente no progresso de aprendizagem.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA MOREIRA , Lucy Rose de Maria; MOREIRA , Lucimar Oliveira; NUNES, Vera Lucia Neves Dias. A RELEVÂNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 23–28, 2021. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/154. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisão de literatura