ESCOLA COMO AMBIENTE PROMOTOR DE SAÚDE: um processo de construção da vida para a vida, a partir da observação participante
Palavras-chave:
Escola; autonomia; aluno; sociedade; saúdeResumo
Introdução: O presente estudo objetivou-se narrar por meio da observação do sistema de ensino da Escola da Ponte através da visita na sede da Escola Básica em São Tomé de Negrelos, uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso de Portugal, possibilitando a reflexão acerca da garantia de que todos os alunos possam adquirir conhecimentos e habilidades que sejam necessários para promover o aprendizado, a cultura da paz e valorizar a diversidade cultural no tocante aos direitos humanos por meio da educação. Pode-se afirmar que ela possui um projeto pedagógico sólido, inovador, além de contar com um forte envolvimento da sociedade que a compõe, no cotidiano da escola pode-se perceber a liberdade de ensinar e de aprender, combinando com uma adesão à pluralidade de ideias e de forma concomitante com apoio de diversas correntes pedagógicas. Objetivos: Refletir, descobrir e difundir no meio educacional uma forma diferenciada da realização da aprendizagem, promover dessa forma a saúde física e mental de seres humanos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método de observação para produzir as narrativas e reflexões acerca da prática de ensino da Escola da Ponte ante a formação humana na promoção da autonomia no processo de aprendizado integrado entre escola – aluno – família – sociedade. Considerações Finais: Por meio da observação in loco e dos estudos realizados pode-se concluir que a Escola da Ponte, preza por uma educação que acredita na aprendizagem diversificadora. Trata-se de um ambiente escolar que promove a saúde no seu mais amplo conceito (físico, mental e social) dos alunos e professores, pois todos têm a liberdade de escolher e planejar a melhor forma para estudar, pesquisar e criar projetos. Assim, o modelo da Escola da Ponte é um facilitador da promoção da saúde no tocante ao seu ambiente, reforçando a necessidade do diálogo e a autonomia dos diferentes atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem diante do envolvimento direto com a sociedade
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