NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSITÁRIA: Uma revisão teórica-reflexiva

Autores

  • Pedro Jorge Cortes Morales Universidade da Região de Joinville
  • Fabricio Faitarone Brasilino Universidade da Região de Joinville
  • Eduarda Eugenia Dias de Jesus Universidade Região de Joinville (Grupo de Pesquisa Em Movimento)

DOI:

https://doi.org/10.22289/sg.V5N1A2

Palavras-chave:

Educação Física, Tendências, Universidade, Ensino

Resumo

Objetivo: Investigar as novas tendências no ensino-aprendizagem da educação física universitária por meio de uma revisão teórica-reflexiva. Metodologia: Tem como modelo de revisão teórica-reflexiva. Portanto, as plataformas de busca foram: Google Acadêmico e PubMed. As palavras-chave foram digitalizadas como inglês e português, sendo elas: “Educação Física”, “Universidade”, “Ensino Médio”, “Tendências”. Ressalta-se que foi utilizado o operador booleano “and” entre as palavras. Resultados: Apresentaram-se 639 artigos no PubMed e 421 trabalhos no Google Acadêmico. Ao ler os títulos e resumos dos trabalhos, foram selecionados um total de 19 trabalhos. Foi decidido fracionar as informações em quatro tópicos. O primeiro aborda sobre “Aprendizado Online”, expondo sobre a facilidade que o método online proporciona para a população. O segundo tópico aborda sobre “Integração de Tecnologia”, visando compreender a como a integração da tecnologia pode contribuir para o ensino-aprendizado. O terceiro tópico traz sobre “Abordagens Flexíveis”, reforçando estratégias que podem ser utilizadas pelos docentes e instituições, como forma de auxiliar no ensino-aprendizagem. Já o último tópico aborda sobre “Desafios Apresentados”, mostrando as limitações que a comunidade acadêmica pode enfrentar. Conclusão: Ao investigar as novas tendências no ensino-aprendizagem da educação física universitária, foi possível compreender que as tendências têm se manifestado e impactado no cenário educacional atual de diversas maneiras.

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Publicado

19-02-2024

Como Citar

MORALES , Pedro Jorge Cortes; BRASILINO , Fabricio Faitarone; DIAS DE JESUS, Eduarda Eugenia. NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSITÁRIA: Uma revisão teórica-reflexiva. Scientia Generalis, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 20–27, 2024. DOI: 10.22289/sg.V5N1A2. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/553. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Revisão de literatura

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