O RESGATE DOS JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO COTIDIANO DE CRIANÇAS DA COMUNIDADE DE CANAAN
Palavras-chave:
Educação Física, Jogos e Brincadeiras Tradicionais, Formação IntegralResumo
O presente trabalho faz uma análise sobre a importância do ato de brincar para a fase de formação da criança, trazendo como proposta principal o resgate das brincadeiras tradicionais no cotidiano de crianças de uma instituição social do Distrito de Canaan/Trairi/CE. O objetivo deste trabalho é analisar a importância do brincar para a fase de formação da criança, elucidando o resgate das brincadeiras tradicionais no cotidiano de crianças de uma instituição social. Esta pesquisa constituiu-se a partir da abordagem qualitativa e foi desenvolvida como uma pesquisa da observação não participante. Neste trabalho, faz-se uma defesa dos jogos tradicionais como componentes que devem ser resgatados no cotidiano das crianças. Na vivência com os jogos e com as brincadeiras populares, as crianças em um primeiro momento conheceram os brinquedos confeccionados para uma exposição de brinquedos, descobrindo a história de cada um. Em outro momento, as crianças puderam acessá-los para suas práticas, brincado com todos eles e vivenciando essa experiência de como brincar com jogos e brincadeiras tradicionais. Ao analisar essa vivência, de fato as crianças eram atraídas pelo simples, pela estética dos jogos tradicionais. Nesse contexto, as crianças que participaram da pesquisa quiseram desfrutar de cada brinquedo e de cada brincadeira realizada com eles. As observações durante o trabalho de campo fazem concluir que as brincadeiras e jogos populares se constituem como estratégias muito úteis para se trabalhar valores e exercícios da Educação Física com as crianças em idade escolar. Esses resultados também apontam que o resgate destes jogos e brincadeiras populares é muito importante para o desenvolvimento integral das crianças, assim como se propõe na LDB.
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