NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES, EXPECTATIVAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Nancy Pinto do Vale SEDUC/AM

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, Educação

Resumo

O Brasil tem um Ensino Médio com um objetivo ambicioso: o maior número possível de alunos deve alcançar um bom desempenho nos estudos ou a competência profissional e a educação deve ajudar a equilibrar as diferenças sociais. Sabendo disso, este artigo tem como finalidade analisar as expectativas, desafios e oportunidades em função do começo da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), contextualizando-os com a revisão de literatura a partir de publicações online publicadas entre 2017 e 2022. Os resultados indicam que há uma grande expectativa entre os atores educacionais (professores, alunos, gestores, administradores), ao mesmo tempo que gera uma certa desconfiança e ceticismo no que diz respeito a sua efetividade e eficácia. Conclui-se que ainda é cedo para se avaliar a efetividade, desafios a serem superados uma vez que o início efetivo da implementação, iniciou em fevereiro de 2022, porém  velhos problemas ainda estão sem respostas, entre eles as desigualdades sociais, a formação de professores e a forma da efetivação dos itinerários formativos.

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

VALE , N. P. do . NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES, EXPECTATIVAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Scientia Generalis, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 134–143, 2022. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/392. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Revisão de literatura

ARK

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