CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA

Autores

  • Joyce Magalhães Silva Faculdade Patos de Minas
  • Gibson dos Santos Costa Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Saulo Faculdade Patos de Minas

Palavras-chave:

aprendizagem; autismo; neurociência

Resumo

Introdução: A cada ano cresce o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido a isso a aplicação da neurociência pode ser capaz de colaborar para descobrir, e trazer informações a respeito dessa temática, sobretudo no contexto escolar. Assim, a neurociência é um área de conhecimento relativamente recente que agrupa  a neurologia, psicologia e biologia, muitos aspectos da fisiologia, bioquímica, farmacologia e estrutura do sistema nervoso, tem atualmente sido estudadas para composição deste conhecimento que muito colabora para o entendimento de como as pessoas aprender e também como pessoas com transtornos, assim como dificuldades de aprendizagem aprendem, dentro de seu tempo. Objetivo: analisar, através de uma revisão de literatura como a neurociência pode contribuir para a educação inclusiva. Especificamente descrever sobre a neurociência, bem como seu histórico e suas contribuições para a educação inclusiva, compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu desenvolvimento ao longo da vida. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica narrativa em artigos científicos em sites tais como Scielo e Google Acadêmico. A neurociência é uma área de conhecimento recente e de grande importância e pode contribuir para o cotidiano do professor de forma que ao conhecer a organização e as funções do encéfalo, como a linguagem, a atenção e memória, as relações entre as emoções, desempenho e aprendizagem. Considerações finais: Diante disto, diversos autores com suas abordagens diferentes sobre o tema em questão, mostraram o quão importante é para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, e também para pais, professores e equipe diretiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

SILVA , Joyce Magalhães; COSTA , Gibson dos Santos; PEREIRA, Saulo Gonçalves. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 104–104, 2022. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278. Acesso em: 4 mar. 2024.