GAMIFICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: UMA NOVA FORMA DE EDUCAR EM SAÚDE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Covid-19, ; Atenção Primária à Saúde, ; Gamificação.Resumo
Desde o início da segunda década deste século, estratégias têm sido adotadas dentro da Educação e Saúde, objetivando aumentar a conscientização e agregar valor prático aos profissionais de saúde, para minimizar índices de contaminação e trazer a atenção primária para dentro das empresas e instituições. Diante do cenário contemporâneo brasileiro, subitamente atingido pela pandemia do COVID-19, surgem novas formas de adoecimento mal caracterizadas, como o estresse, fadiga física e mental e outras manifestações de sofrimento relacionadas ao trabalho. Dessa maneira, objetivou-se relatar as estratégias utilizadas para educar em saúde no retorno às atividades presenciais durante a pandemia do COVID-19 em uma instituição particular de ensino básico e superior localizada no recôncavo baiano. Para tanto, a metodologia baseou-se através de um relato de Experiência. Os resultados demonstraram que houve um maior engajamento entre os funcionários, especialmente com a aplicação da gamificação que possibilitou interação e incentivo a prática da ginástica laboral, assim como os cuidados frente a pandemia do COVID-19. Sendo assim, este relato de experiência sugere que o uso da gamificação pode ser um forte aliado juntamente com o afastamento social no combate ao COVID-19 e promoção da saúde laboral. São necessários trabalhos de causa e efeito que investiguem os verdadeiros benefícios da utilização tecnológica especialmente deste no combate ao COVID-19 e na promoção da qualidade ergonômica nos ambientes de trabalho.
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