EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: causas e consequências
Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino médio, Causas, Combate, ProfessorResumo
A evasão escolar acontece quando o aluno abandona a escola, deixando assim, de frequentar as aulas fazendo com que o seu conhecimento não seja construído adequadamente. O presente trabalho tem como objetivo conhecer os motivos da evasão escolar no ensino médio, sendo um estudo de revisão da literatura na forma qualitativa, contextualizando primeiramente o conceito de evasão escolar que é quando o aluno abandona a escola o histórico da evasão escolar e como esse problema surgiu na educação. Depois apontar as principais causas da evasão escolar no ensino médio onde esses motivos podem ser gravidez, dificuldade de aprendizado, baixa renda, necessidade de trabalhar, falta de interesse. E por último propõe algumas medidas que podem ser realizadas pela escola, professores e por toda a comunidade escolar no combate e controle da evasão escolar. Com esta pesquisa percebe se que os problemas na educação são antigos e que normalmente estão ligados a interesses políticos, para combate ou controlar a evasão escolar em uma escola é necessário conhecer os problemas específicos daquela comunidade para assim buscar novos caminhos, novas estratégias e desenvolver projetos e técnicas pedagógicas que estimule os alunos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Marilene Oliveira de. Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir da Escola Monsenhor Gilberto Vaz Sampaio. 2016. 134 f. Tese (Doutorado) - Curso de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas,, 2016.
AZEVEDO, F. V. M.. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves” – angicos/RN. Dominium, Natal, v. 1, p. 1-38, 2006.
BAUM, C. A. Uma tentativa de fundamentar a evasão escolar. 2007. 8f. TCC (Curso de Psicologia) ULBRA, Guaíba. Disponível em http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisa/2007/artigos/psicologia/246.pdf. Acesso em: 25 fev. 2016
BELLO, J. L. P. Educação no Brasil: a história das rupturas. 2001. Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm. Acesso em 20 abr. 2012
BRANDÃO, A. O. Programa Gestão Pública e Cidadania. Santa Maria: Nova Fronteira, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei de diretrizes e bases. Brasília, DF, 1996.
CERATTI, M. R. N.. Evasão escolar: causas e consequências. Gestão Escolar, Curitiba, 2007.
CARNEIRO, S. C. Práticas escolares para diminuir a evasão na eja. Revista Interdisciplinar Eletrônica das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, n 4, 2011. Disponível em: http://revista.univar.edu.br/downloads/praticasescolares.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.
DEODATO, N. A.; LIMA, C. S. R. Evasão escolar no ensino médio. Ciência & Consciência, Ji-paraná, v. 1, 2007.
DOURADO, L. F. Fracasso escolar no Brasil: Políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar. 2005. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar - documento regional Brasil: Disponível em: http://www.porlainclusion.educ.ar/documentos/Brasil.pdf. Acesso em: 25 abr. 2016
HADDAD, C. R; FRANCO, A. F; SILVA, D. V. Os motivos da evasão escolar no ensino médio. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Curitiba, 2009.
GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 Mar. 2018.
GOVERNO DA BAHIA. Nenhum a menos e um sucesso a mais: reflexões e sugestões sobre a evasão escolar da educação de jovens e adultos. Salvador, 2006.
KOSZENIEWSKI, D. D.; CAMPOS, L. F. Os motivos da evasão escolar em escolas estaduais do município de Guaíba. 2001. TCC (Curso de Psicologia) ULBRA, Guaíba. Disponível em: http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisa/2011/artigos/psicologia/salao/821.pdf. Acesso em: 25 fev. 2012
INSTITUTO UNIBANCO. Gestão: Caminhos para combater a evasão escolar. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/28/. Acesso em 01 de maio de 20107.
KRAWCZYK, N. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
LOPES, M. A. R. Comentários à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1986.
MÔNICO, A. G. F. Gravidez na adolescência e evasão escolar: o que a escola tem a ver com isso? . FACEVV, Vila Velha, n. 4, p.39-49, jan/jun. 2010.
MORAES, E. R. P. T.; LINHARES, C. Evasão escolar. Analecta, Guarapuava, 1982.
MOTA, C. Ensino Público: história de descaso e manipulação política no Brasil. 2010. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/mota-celia-ensino-publico-historia-de-descanso.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2012
NERI, M. (Org.). Motivos da evasão escola. Rio de Janeiro: FGV/IBRE CPS,
2009. p. 16-59.
PARÁNA SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO. Programa fica comigo: enfrentando a evasão escolar. Curitiba: SEED-PR, 2009
REINAERT, J. N.; GONÇALVES. J. W. Evasão escolar: percepção curricular como elemento motivador no ensino para os cursos de administração estudo de caso. X Simpósio internacional de Gestão universitária em America do Sul. Mar Del Plata. 2012
ROCHA, L. Evasão escolar no ensino médio noturno. 2010. 42 f. TCC (Curso Licenciatura em Química), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro: 1808 – 1990. Documento de Trabalho. NUPES, 8/91. Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991.
SANTOS, M. J. C.; POUCHAIN, J. F. Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno: Um Estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho. Revista do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas, Fortaleza, p.269-329, 2012.
SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
STOLTZ, T. Educação inclusiva: identificação e atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação (ah/sd). TCC DO Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.educasul.com.br/2011/anais/curriculo/Tania%20Stoltz. pdf. Acesso em 10 mar. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elen Cristina da Silva Ferreira, Nayara Maria de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.