AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING ESPORTIVO ADOTADAS NO FUTEBOL POR TORCEDORES DE UMA CIDADE DO ALTO PARANAÍBA
Palavras-chave:
Marketing esportivo; Consumidor; Pesquisa.Resumo
Introdução: O esporte vem crescendo cada vez mais pode-se dizer que hoje é um dos tipos de entretenimento mais fantásticos do mundo, o esporte tem esse poder de conectar as pessoas mexer com suas emoções. No esporte principalmente no cenário do futebol, as organizações seguem intensificando cada vez mais uma disputa por espaço dentro do mercado, buscando uma forma de atrair mais os torcedores, fazendo com que as receitas dos clubes aumentam .O marketing esportivo oferece a oportunidade de fortalecer uma marca e a imagem da empresa onde a ideia é expor o seu produto despertar desejo nos consumidores. Uma questão fundamental para o desenvolvimento das estratégias do marketing esportivo é identificar o que atraí o consumidor. Objetivos: O objetivo geral é descrever as estratégias do marketing esportivo adotadas pelos clubes de futebol que potencializam o consumo. Tendo os seguintes objetivos específicos identificar o perfil dos entrevistados; o produto que o torcedor se interessa mais e a percepção das estratégias utilizadas. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo, tendo como opção uma amostra por conveniência. De forma atender aos protocolos de segurança do COVID 19,foram tomados todos os cuidados em relação ao uso de gel e máscara e distanciamento só foram abordados e entrevistados quem se propôs a responder , para isso buscou-se aplicar em locais de relacionamento dos entrevistadores; emprego, amigos e familiares, obtendo um total de cem entrevistados A coleta foi realizada entre os dias 20 de agosto a 13 de setembro 2020. Considerações Finais: Com os dados apurados observa-se que existe uma demanda a ser trabalhada, pois a maioria dos consumidores não tem acesso as estratégias e comunicação dos clubes e mesmo assim compram produtos personalizados, caracterizando uma “paixão. As instituições de esportivas precisam ter características e realizar ações para conduzir o consumidor de esporte a percebê-la da forma desejada. É de extrema importância que o torcedor seja compatível com a expectativa da instituição, para criar uma imagem positiva
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Oliveira Borges , Neise Maria Verçosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.