BENEFÍCIOS E DESAFIOS DAS ESCOLAS INOVADORAS
Palavras-chave:
Educação; Escolas inovadoras; MetodologiaResumo
Introdução: Trata-se uma pesquisa ainda em andamento que visa compreender os benefícios e desafios das escolas inovadoras baseando-se na proposta da Escola da Ponte. A proposta da Escola da Ponte visa uma filosofia pautada em valores que destinam ao aluno uma aprendizagem significativa, ao contrário de muitas escolas que utilizam uma metodologia bancária, na qual o aluno é receptor de todo argumento do professor. Os discentes não são separados por turmas, salas, faixa etária, mas vivem em um único espaço compartilhado e são unidos pela vontade própria de estudarem em um mesmo grupo. Essa visão que a escola proporciona aos alunos acarreta na formação de cidadãos autônomos, indivíduos com pensamentos críticos e empoderados diante a sociedade. Objetivos: Refletir sobre a proposta de educação das escolas inovadoras, como a Escola da Ponte, analisando os desafios e pontos positivos. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa será através de revisão de literatura, artigos e livros, com abordagem interpretativa e qualitativa, através de conteúdos relacionados a esse tema. Considerações Finais: De acordo com os estudos realizados até o momento conclui se que escolas inovadoras como a proposta da Escola da Ponte por se utilizarem de metodologias centradas no aluno e não no professor, gera um desconforto para os professores e pais. Pois, foge da realidade a qual foram ensinados. A falta de um currículo rígido e estruturado em grades torna difícil a compreensão para os pais de como seus filhos vão desenvolver e terem um bom desempenho. Esse receio provoca a falta de apoio para escolas inovadoras, conforme a abordagem da Ponte. Assim, sem o engajamento da comunidade ocasiona uma lentidão e estagnação do modelo educacional nos moldes tradicionais. Além do que os próprios educadores, muita das vezes, preferem continuar com sua prática de ensino, o qual foram moldados, ao invés de inovar por um caminho de mudanças, evidenciando, dessa maneira, um grande desafio para efetivas transformações.
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Copyright (c) 2021 Geovana Soares Santana , Silvia Cristina Fernandes Lima
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