HISTÓRIA DA GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA
Palavras-chave:
Geometria não euclidiana, Euclides, hiperbólicaResumo
De acordo com os preceitos da geometria euclidiana o estudo dirigido após o quinto postulado o qual afirmava que, se uma reta, interceptando duas outras, forma ângulos internos de um mesmo lado cuja soma é menor que dois retos, então estas duas retas, se prolongadas infinitamente, encontram-se naquele lado cuja soma dos ângulos internos é menor que dois retos. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido através do método qualitativo através da revisão de literatura de forma exploratória sobre a história da geometria não euclidiana, sobre o quinto postulado de Euclides e a importância da aplicação de tais conhecimentos na educação. Com base em leituras de livros impressos, artigos científicos, teses, monografias, artigos em revistas. O período das publicações foi preferencialmente por fontes datadas entre o ano de 2000 e 2016. A pesquisa foi realizada entre fevereiro a novembro de 2016.
Referências
ALVES, S.; FILHO, L. C. dos S. Encontro com o mundo não euclidiano. In: XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. [s.n.], 2006. Acesso em: 02/01/2016.
ÁVILA, Geraldo. Euclides Geometria e Fundamentos. Revista Professor de Matemática, Uruguaiana, v. 45, n. 1, p.1-9, 2001. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/RPM/RPM45/RPM45_01.PDF. Acesso em: 02 fev. 2017.
BONGIOVANNI, Vicenzo; JAHN, Ana Paula. De Euclides às geometrias não euclidianas. Revista Iberoamericana de Educatíon Matemática, São Paulo, v. 1, n. 22, p.37-51, jun. 2010.
BOYER, Carl. B. História da Matemática.2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher Latd, 1996. 496 p.
COUTINHO, L. CONVITE ÀS GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANAS. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2001.
EVES, Howard. A Introdução à História da Matemática. Campinas: Unicamp, 1964. 844 p.
FERREIRA, F. A matemática de kurt gÖdel. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, n. 55, p. 39–62, 2006. Acesso em: 10/08/2014.
FERREIRA, Luciano. Uma proposta do ensino de geometria hiperbólica. 2011. 2014 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós Graduação em Educação Para Ciência e Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/14332911/uma-proposta-de-ensino-de-geometria-hiperbolica-departamento-. Acesso em: 02 mar. 2017.
MALCOLM E. L. On the Shoulders of Giants. Bristol: Institute of Physics Pub. V. n. 42. 1994
RIBEIRO, Ricardo Silva. GRAVINA, M. A. DISCO DE POINCARE: UMA PROPOSTA PARA ´ EXPLORAR GEOMETRIA HIPERBOLICA NO ´ GEOGEBRA. Revista de Matemática On Line, São Paulo, v. 1, n. 1, p.1-14, 2016. Disponível em: http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/2016/02/sbm-pmo-v001-n001-ribeiro-e-gravina.pdf. Acesso em: 02 fev. 2017.
ROCHA, Laurindo Daniel Silva da. Um pouco de Geometria Hiperbólica. III Bienal da Sbm - Ime/ufg - 2006, Goiana, v. 1, n. 1, p.1-3, out. 2006.
SOUZA, Carlos Bino de et al. GEOMETRIA HIPERBÓLICA Consistência do Modelo de Disco de Poincaré. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Matemática em Rede Nacional, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco – Ufrpe, Recife, 2014. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=234. Acesso em: 01 fev. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.