A INFLUÊNCIA DO LAYOUT COMO FATOR DE CRESCIMENTO NAS VENDAS NO VAREJO: um estudo de caso na empresa Realce Moda e acessórios em João Pinheiro-MG

Autores

  • Kenia Araújo da Silva Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Érica Teixeira Faculdade Cidade de João Pinheiro
  • Unilson Gomes Soares Faculdade Cidade de João Pinheiro

Palavras-chave:

Layout, Arranjo físico, Varejo

Resumo

Trata-se o presente artigo sobre a importância de um bom layout para lojas de varejo, tomando-se por estudo um caso específico da “Butique Realce e Modas”, situada na cidade de João Pinheiro. O presente estudo possui especial relevância para o meio acadêmico, porque visa aprofundar conhecimentos e colocar em prática o conteúdo estudado no curso, para o fim de formular estratégias para que as empresas obtenham mais lucros e se destaquem no mercado em termos de competitividade. No decorrer do artigo abordou-se sobre a definição de layout, seus tipos e sua importância. Versou-se o estudo de caso, em que se formulou 10 perguntas para os entrevistados, obtendo-se resultados satisfatórios que apontam na direção de que o público-alvo valoriza a imagem física das lojas, prezam por um bom atendimento e apreciam quando os produtos estão bem expostos, porque isso facilita no momento da decisão de compra. Para tanto, realizou-se, inicialmente, pesquisas bibliográficas, em revistas de gestão e administração e marketing, livros, monografias, teses, dissertações e artigos científicos. A última etapa foi composta pela análise, separação e organização de dados, razão pela qual, foi possível obter um destaque maior no estudo de adequação de layouts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Márcia Regina C.; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide; HUBER, Claudia Maria. Experiência de Compra no Ponto de Venda em Lojas de Varejo de Panifício. Revista de Administração IMED, v. 3, n. 3, p. 209-220, 2013.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Layout. Bookman Editora, 2012.

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 4. ed. Brasil: Atlas, 2006.

BRITTO, Gabriela Lopes. et al. Aplicação da metodologia slp na melhoria do layout de uma linha de produção de chuveiros. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção-ENEGEP, v. 35, 2015.

CAMARGO, Schirlei Miranda. Processo de formulação de layouts em supermercados convencionais no Brasil - Um Estudo Comparativo. Curitiba: UFPR, 2008. Dissertação (Mestrado em Administração do Setor de Ciências Sociais). Universidade Federal do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.fahor.com.br/images/Documentos/Biblioteca/Publicacoes/SAEP/2010/2010_adequacao_modelo_layout_supermercado.pdf Acesso em 20 out. 2018

COSTA, Adriano José de. Otimização do layout de produção de um processo de pintura de ônibus. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissionalizante em Engenharia, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Cap. 3. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/5277. Acesso em: 20 out. 2018.

COSTA, Marconi Freitas da; QUEIROZ, Neilza Oliveira de. Relevância da atmosfera da loja no varejo de moda. Egesta: Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, Santos, v. 5, n. 4, p.122-140, dez. 2009. Trimestral. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marconi_Costa/publication/279531666_Relevancia_da_atmosfera_da_loja_no_varejo_da_moda/links/559580fd08ae793d137b1c2c.pdf. Acesso em: 27 out. 2018.

CUNHA, Viviane Cristina da; SOUZA, Natalia Zanelli de; LIMA, Gustavo Barbieri. Impacto Do Layout do Varejo de Moda Feminina No Comportamento de Compra. Convibra. Dez. 2016. Disponível em: www.convibra.com.br/dwp.asp?id=12847&ev=109
Acesso em: 18/05/2018

FRANÇA, Márcia Machado. Aspectos de Leiaute e de design de Lojas De Vestuário: Estudo da percepção dos usuários. Periódicos Unifap. Macapá, 7,1, Jan. a Abr., 2017.
Acesso em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/download/.../marciav7n1.pdf

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GURGEL, Rafaella de Freitas et al. Implementação de um Novo Layout Visando à Competitividade Global no Setor de Customização da Maior Indústria de Confecção de Vestuário da América Latina. Revista Oficial do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios do Profuturo: programa de estudos do futuro - da fia business school, São Paulo, v. 9, n. 3, p.122-140, 30 ago. 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamento de Metodologia Cientifica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing no Varejo. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maria Tereza. Estratégias de marketing para varejo. Inovações e Diferenciações Estratégicas que Fazem a Diferença no Marketing de Varejo. São Paulo: Novatec, 2007.

NEUMANN, Clóvis; SCALICE, Regis. Projeto de fábrica e layout. Elsevier Brasil, 2015.

OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Sistemas, Organização e Métodos: Uma abordagem Gerencial. 17 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PACHECO, Carine Adames. Layout em pontos de vendas: um estudo em lojas de vestuário. 2014. 259 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Cap. 3. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/129132/329925.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018.

PACHECO, Carine Adames; BINS ELY, Vera Helena Moro; CAVALCANTI, Patrícia Biasi. Layout de Lojas de vestuário: Recomendações Projetuais Baseadas na Percepção e Comportamento dos Usuários. Revista Projetar, 1, 3, Dez., 2016. Disponível em: http://www.revistaprojetar.ct.ufrn.br/index. php/revprojetar/article/download/70/55>
Acesso em: 18/05/2018

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. 1 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PONTE, André Daniel de. Análise e proposta de melhoria do layout de um varejista. 2003. 114 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://pro.poli.usp.br/wp-content/uploads/2012/pubs/analise-e-proposta-de-melhoria-do-layout-de-um-varejista.pdf. Acesso em: 08 out. 2018.

SANTANA, Fernando Éder da Silva de et al. O layout como ferramenta de marketing em uma empresa do ramo de tatuagens. Jan. 2018. Disponível em: https://even3storage.blob.core.windows.net/processos/403cf45df1204ffc9b06.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.

SILVA, Daniela Aparecida; ARROYO, Cristiane Sonia. Como o layout de um supermercado influencia a compra do consumidor? 2013. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2013/36/2013_36_8381.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.

TORTORELLA, Guilherme L.; FOGLIATTO, Flávio S.. Planejamento sistemático de layout com apoio de análise de decisão multicritério. Prod., São Paulo, v. 18, n. 3, p. 609-624, dez. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000300015&lng=pt&nrm=iso. acessos em 08 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132008000300015.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

SILVA, Kenia Araújo da; TEIXEIRA, Érica; SOARES, Unilson Gomes. A INFLUÊNCIA DO LAYOUT COMO FATOR DE CRESCIMENTO NAS VENDAS NO VAREJO: um estudo de caso na empresa Realce Moda e acessórios em João Pinheiro-MG. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 22–37, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/v1n1a3. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais