DIFICULDADES DE APREDIZAGEM e DISLEXIAS: percepções de professores da educação básica sobre sua formação e atuação frente e tais dificuldades de aprendizado
Palavras-chave:
Dislexia; aprendizado; educaçãoResumo
Introdução: Muitos alunos não conseguem alcançar seus objetivos de aprendizagem por apresentarem dificuldades e dar um significado concreto aos conteúdos ensinados. Muitos alunos não se adaptam ao ambiente escolar devido a bloqueios intelectuais, transtornos mentais e de comportamento oriundos do próprio desenvolvimento. Existem diversos distúrbios de aprendizagem, cada qual relacionado à uma área das habilidades acadêmicas que é afetada. Dentre os principais, a literatura destaca a dislexia, em que o indivíduo apresenta dificuldades relacionadas à leitura; a disgrafia e a discalculia que se refere ao comprometimento das habilidades matemáticas no aluno; e por último a hiperatividade, a qual a dificuldade de aprendizagem é associada às alterações do comportamento do estudante. Diversos fatores estão associados com a manifestação desses transtornos e por isso, o conhecimento desses pelos professores e coordenação da escola é de fundamental importância para o diagnóstico e correta intervenção. Objetivos: Realizar um estudo das dislexias, especificamente a discalculia, buscando conhecer sobre tais transtornos de aprendizagem, além de verificar o encaminhamento de crianças com dislexia / discalculia para atendimento especializado. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico embasado em livros, artigos científicos, teses e no material acessível ao público através da internet. Paralelamente, foi realizada uma pesquisa de campo na forma de questionários aplicados aos professores da educação básica, afim de investigar a percepção dos mesmos sobre os transtornos de aprendizagem, ressalta-se que tal pesquisa consta de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 21396819.8.0000.8078). Considerações Finais: Assim, por meio do estudo bibliográfico, constatou-se que as dislexias, em especial a discalculia, são transtornos de aprendizagem mais frequentes e prejudiciais ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Além disso, verificou-se que o professor tem um papel fundamental para contornar esses problemas, uma vez que através de sua prática, consegue identificar os casos e intervir de maneira eficaz. Constatou-se ainda, que os professores têm um conhecimento limitado acerca das dislexias, sobretudo da discalculia, possivelmente pela abordagem insuficiente do tema em sua formação inicial. Isso contribui para o despreparo relatado pelos docentes em diagnosticar os casos de transtornos de aprendizagem.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.