A FALTA DE ASSISTÊNCIA DO ESTADO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Palavras-chave:
Direitos Humanos; Vítimas; Violência Doméstica; Ordenamento jurídicoResumo
Introdução: Existe na legislação brasileira algumas abordagens sobre a assistência do Estado às vítimas de violência doméstica Lei nº 11.340/2006 e Lei nº 9.807/1999, porém, não há efetividade na aplicação dessa assistência de maneira geral. Observou-se que restam lacunas a serem preenchidas no tocante a esse assunto, e, consequentemente, a sociedade sofre com as diversas nuances desse descaso estatal. Aos olhos dos tratados de direitos humanos (Declaração Universal dos Direitos Humanos), a responsabilidade do Estado de acolher as vítimas de violência doméstica é urgente e indispensável pois afeta diretamente a dignidade da pessoa humana. Objetivos : Objetivo Geral: Analisar as leis e tratados de direitos humanos sobre assistência às vítimas de violência doméstica. Objetivo específico: Definir o que são Direitos Humanos; conhecer os direitos individuais e coletivos; conhecer as legislações sobre direitos das vítimas de violência doméstica; conhecer os programas de assistência às vítimas de violência doméstica. Metodologia : Adotou-se o tipo de pesquisa exploratória. Foram escolhidas a fonte primária utilizando como embasamento análise das legislações e julgados. A fonte secundária foi utilizada para desenvolver o embasamento doutrinário sobre o tema. A jurisprudência analisada permite uma compreensão ampla da aplicabilidade da legislação nos casos de violência doméstica. Procede do específico para o geral, ressaltando-se a empiria do ponto de partida com utilização de técnicas histórica e conceitual. Considerações Finais: Diante da presente pesquisa conclui-se a necessidade de meios para melhorar o atendimento das vítimas de violência doméstica. Buscar maior proteção para as vítimas e suas famílias fazendo com que o Estado cumpra sua obrigação constitucional de fomentar a segurança pública resguardando o direito fundamental da dignidade da pessoa humana.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.