A FALTA DE ASSISTÊNCIA DO ESTADO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Palavras-chave:
Direitos Humanos; Vítimas; Violência Doméstica; Ordenamento jurídicoResumo
Introdução: Existe na legislação brasileira algumas abordagens sobre a assistência do Estado às vítimas de violência doméstica Lei nº 11.340/2006 e Lei nº 9.807/1999, porém, não há efetividade na aplicação dessa assistência de maneira geral. Observou-se que restam lacunas a serem preenchidas no tocante a esse assunto, e, consequentemente, a sociedade sofre com as diversas nuances desse descaso estatal. Aos olhos dos tratados de direitos humanos (Declaração Universal dos Direitos Humanos), a responsabilidade do Estado de acolher as vítimas de violência doméstica é urgente e indispensável pois afeta diretamente a dignidade da pessoa humana. Objetivos : Objetivo Geral: Analisar as leis e tratados de direitos humanos sobre assistência às vítimas de violência doméstica. Objetivo específico: Definir o que são Direitos Humanos; conhecer os direitos individuais e coletivos; conhecer as legislações sobre direitos das vítimas de violência doméstica; conhecer os programas de assistência às vítimas de violência doméstica. Metodologia : Adotou-se o tipo de pesquisa exploratória. Foram escolhidas a fonte primária utilizando como embasamento análise das legislações e julgados. A fonte secundária foi utilizada para desenvolver o embasamento doutrinário sobre o tema. A jurisprudência analisada permite uma compreensão ampla da aplicabilidade da legislação nos casos de violência doméstica. Procede do específico para o geral, ressaltando-se a empiria do ponto de partida com utilização de técnicas histórica e conceitual. Considerações Finais: Diante da presente pesquisa conclui-se a necessidade de meios para melhorar o atendimento das vítimas de violência doméstica. Buscar maior proteção para as vítimas e suas famílias fazendo com que o Estado cumpra sua obrigação constitucional de fomentar a segurança pública resguardando o direito fundamental da dignidade da pessoa humana.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Oliveira Guedes, Talita Carolina Mesquita Silva, Wellyanne Ribeiro de Oliveira Araújo, Michelle Lucas Cardoso Balbino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.