ALINHADORES ORTODÔNTICOS: uma nova realidade
Palavras-chave:
Ortodontia; Alinhadores; Estética e ManutençãoResumo
Introdução: Atualmente a estética é tratada como um fator determinante que afeta diretamente os relacionamentos e habilidades interpessoais, a ortodontia passou por um desenvolvimento significativo com mudanças marcantes nos aparelhos ortodônticos nos últimos anos. Claramente não desmerecendo os aparelhos ortodônticos, pois, sua eficiência já foi comprovada . A crescente demanda por tratamentos mais estético, propiciou uma pesquisa e desenvolvimento de materiais ortodônticos cada vez mais estético e tendo uma excelente aplicabilidade e funcionabilidade . Desta forma, foram desenvolvidos braquetes linguais estéticos e transparentes, que chamamos de alinhadores ortodônticos. Objetivos: O objetivo desse trabalho e fazer uma comparação com os alinhadores ortodônticos e relação aos aparelhos ortodônticos com utilização de fios e braquetes. Mostrando sua eficiência, em quais tipos de tratamentos ele se encaixa e suas vantagens. Metodologia: Foi realizado uma revisão de literatura exploratória nas bases de dados do Google Acadêmico, SciELO sobre o assunto. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada de artigos científicos, tendo como palavras-chave: Ortodontia; Alinhadores; Estética e Manutenção. Considerações Finais: Em comparação com o aparelho ortodôntico, é fácil de manter e prever o tratamento, mas sua eficácia é evidente em casos leves a moderados, permitindo movimentação de até 6 mm mordidas profundas de Classe II e arcadas atrésias onde não será necessário que tenha interferência esquelética. A ideia de alinhadores removíveis não é nova, mas até o advento do Invisalign®, nenhuma tecnologia de computador era usada para integrar tomografia, configurações virtuais e prototipagem em grande escala. Esses recursos dão ao sistema maior precisão e amplas possibilidades que as técnicas anteriores não ofereciam. O uso desse sistema hoje é uma realidade. Para o paciente, é muito mais prático, confortável, estético e removível, pois proporciona condições normais de higiene bucal em comparação aos aparelhos ortodônticos tradicionais, principalmente pela falta de restrições alimentares. Além disso, não existem fatores que contribuam para a retenção do biofilme dentário ou a chance de cárie e doença periodontal.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.