O AUMENTO DO DÓLAR FRENTE À ECONOMIA BRASILEIRA: BREVES CONSIDERAÇÕES
Palavras-chave:
Vulnerabilidade; Dólar; Real; EconomiaResumo
Introdução: Nos últimos meses, temos visto o aumento do dólar e, consequentemente, a desvalorização da moeda brasileira. Isso é perceptível desde os afazeres diários do brasileiro, como a dificuldade crescente em ampliar a sua própria capacidade de consumo. Tal modificação desse perfil econômico deriva-se de um preço macroeconômico fundamental: a taxa de câmbio. A taxa de câmbio é a variável que corresponde ao valor do real com as demais moedas do sistema financeiro internacional. Além disso, é importante destacar que essa relação da nossa moeda com as demais ganha maior importância quando comparamos o real com o dólar. Isso se explica pelo fato de a moeda norte-americana ser a principal reserva de valor do planeta, pautando a relevância de toda cesta de moedas da economia mundial. No caso do Brasil, o aumento do dólar abala todas as transações financeiras, aprecia o preço dos produtos, especialmente os importados. Além disso, promove, injustamente, a limitação do bem estar social. Mais ainda, os efeitos adversos sensibilizam a saída de capitais externos do país, ocasionando escassez de dólar no Brasil e, assim, aprofundando ainda mais a assimetria do real com a moeda norte-americana. Na relação oferta e demanda, enfatizamos também que como em qualquer mercado, o que vai definir o preço da moeda, é a demanda e oferta de mercado. As Considerações Finais é que com isso então quanto mais a procura pela moeda, mais será o aumento de sua cotação, e quanto mais a disponibilidade no mercado, o valor da moeda então diminuirá. Portanto, a valorização do dólar frente ao real, da forma como vem ocorrendo, desestabiliza a economia brasileira e deixa o país vulnerável perante a economia global. Objetivo: compreender os efeitos da valorização do dólar na economia brasileira. Metodologia: método analítico, análise de reportagens e artigos sobre o tema.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.