BENEFÍCIOS E DESAFIOS DAS ESCOLAS INOVADORAS

Autores

  • Geovana Soares Santana
  • Silvia Cristina Fernandes Lima

Palavras-chave:

Educação; Escolas inovadoras; Metodologia

Resumo

Introdução: Trata-se uma pesquisa ainda em andamento que visa compreender os benefícios e desafios das escolas inovadoras baseando-se na proposta da Escola da Ponte. A proposta da Escola da Ponte visa uma filosofia pautada em valores que destinam ao aluno uma aprendizagem significativa, ao contrário de muitas escolas que utilizam uma metodologia bancária, na qual o aluno é receptor de todo argumento do professor. Os discentes não são separados por turmas, salas, faixa etária, mas vivem em um único espaço compartilhado e são unidos pela vontade própria de estudarem em um mesmo grupo. Essa visão que a escola proporciona aos alunos acarreta na formação de cidadãos autônomos, indivíduos com pensamentos críticos e empoderados diante a sociedade. Objetivos: Refletir sobre a proposta de educação das escolas inovadoras, como a Escola da Ponte, analisando os desafios e pontos positivos. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa será através de revisão de literatura, artigos e livros, com abordagem interpretativa e qualitativa, através de conteúdos relacionados a esse tema. Considerações Finais: De acordo com os estudos realizados até o momento conclui se que escolas inovadoras como a proposta da Escola da Ponte por se utilizarem de metodologias centradas no aluno e não no professor, gera um desconforto para os professores e pais. Pois, foge da realidade a qual foram ensinados. A falta de um currículo rígido e estruturado em grades torna difícil a compreensão para os pais de como seus filhos vão desenvolver e terem um bom desempenho.  Esse receio provoca a falta de apoio para escolas inovadoras, conforme a abordagem da Ponte. Assim, sem o engajamento da comunidade ocasiona uma lentidão e estagnação do modelo educacional nos moldes tradicionais. Além do que os próprios educadores, muita das vezes, preferem continuar com sua prática de ensino, o qual foram moldados, ao invés de inovar por um caminho de mudanças, evidenciando, dessa maneira, um grande desafio para efetivas transformações.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

SANTANA , G. S. .; LIMA , S. C. F. . BENEFÍCIOS E DESAFIOS DAS ESCOLAS INOVADORAS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 30–30, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/86. Acesso em: 21 abr. 2021.