BENEFÍCIOS E DESAFIOS DAS ESCOLAS INOVADORAS
Palavras-chave:
Educação; Escolas inovadoras; MetodologiaResumo
Introdução: Trata-se uma pesquisa ainda em andamento que visa compreender os benefícios e desafios das escolas inovadoras baseando-se na proposta da Escola da Ponte. A proposta da Escola da Ponte visa uma filosofia pautada em valores que destinam ao aluno uma aprendizagem significativa, ao contrário de muitas escolas que utilizam uma metodologia bancária, na qual o aluno é receptor de todo argumento do professor. Os discentes não são separados por turmas, salas, faixa etária, mas vivem em um único espaço compartilhado e são unidos pela vontade própria de estudarem em um mesmo grupo. Essa visão que a escola proporciona aos alunos acarreta na formação de cidadãos autônomos, indivíduos com pensamentos críticos e empoderados diante a sociedade. Objetivos: Refletir sobre a proposta de educação das escolas inovadoras, como a Escola da Ponte, analisando os desafios e pontos positivos. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa será através de revisão de literatura, artigos e livros, com abordagem interpretativa e qualitativa, através de conteúdos relacionados a esse tema. Considerações Finais: De acordo com os estudos realizados até o momento conclui se que escolas inovadoras como a proposta da Escola da Ponte por se utilizarem de metodologias centradas no aluno e não no professor, gera um desconforto para os professores e pais. Pois, foge da realidade a qual foram ensinados. A falta de um currículo rígido e estruturado em grades torna difícil a compreensão para os pais de como seus filhos vão desenvolver e terem um bom desempenho. Esse receio provoca a falta de apoio para escolas inovadoras, conforme a abordagem da Ponte. Assim, sem o engajamento da comunidade ocasiona uma lentidão e estagnação do modelo educacional nos moldes tradicionais. Além do que os próprios educadores, muita das vezes, preferem continuar com sua prática de ensino, o qual foram moldados, ao invés de inovar por um caminho de mudanças, evidenciando, dessa maneira, um grande desafio para efetivas transformações.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geovana Soares Santana , Silvia Cristina Fernandes Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.