CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações InterpessoaisResumo
Introdução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar. Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos. Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros. Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
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