A CONTABILIDADE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES: uma pesquisa sobre o futuro da carreira com os contadores da cidade de João Pinheiro, MG
Palavras-chave:
Tecnologia. Contabilidade. Exame de Suficiência. PerspectivaResumo
Introdução: O trabalho tem como objetivo apresentar quais são as perspectivas futuras dos profissionais na área de contabilidade, com aplicação de um questionário, utilizando a método de pesquisa quanti-qualitativa com os profissionais contábeis no município de João Pinheiro, Noroeste de Minas Gerais. Dessa forma, investigando como eles pontuam os rumos de sua carreira, quais são as expectativas para os próximos anos frente às transformações que a contabilidade vem e continua se submetendo, como a tecnologia influência essas mudanças, tanto de forma positiva e como de forma negativa. Com o avanço tecnológico, a contabilidade tem cada vez mais importância na área da consultoria, ou seja, agindo como um aconselhador nas tomadas de decisões, portanto, o contador deve acompanhar as transformações que ocorrem com a profissão, se desenvolvendo e aprofundando em seus conhecimentos e suas capacitações para se mantiver no mundo de negócios. Esse estudo buscou analisar, por meio da pesquisa de campo, o posicionamento dos contadores frente às mudanças da carreira. Foi possível observar que as perspectivas para o futuro são prosperas com entendimento que a tecnologia vem para o auxílio do trabalho contábil e a profissão tende a se voltar mais o ramo da consultoria. Dessa forma é possível observar que os contadores nunca estão estacionados, sendo eternos estudantes para o desenvolvimento da profissão, visto que as legislações tributarias, medidas provisórias estão em constantes mudanças. De acordo com as perspectivas futuras dos profissionais contábeis através dos dados obtidos e possível concluir que o trabalho contábil com o auxílio da tecnologia se tornara mais ágil e proativo, mas em contrapartida aquele profissional que se atentar as mudanças e transformações não perdera seu espaço no mercado de trabalho para a mão de obra não humana.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.