A CONTABILIDADE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES: uma pesquisa sobre o futuro da carreira com os contadores da cidade de João Pinheiro, MG

Autores

  • Brayan Osmar Torres Silveira
  • Bruno da Silva Mota
  • Gustavo Henrique Gonçalves Gomes
  • Maria Célia da Silva Gonçalves

Palavras-chave:

Tecnologia. Contabilidade. Exame de Suficiência. Perspectiva

Resumo

Introdução: O trabalho tem como objetivo apresentar quais são as perspectivas futuras dos profissionais na área de contabilidade, com aplicação de um questionário, utilizando a método de pesquisa quanti-qualitativa com os profissionais contábeis no município de João Pinheiro, Noroeste de Minas Gerais. Dessa forma, investigando como eles pontuam os rumos de sua carreira, quais são as expectativas para os próximos anos frente às transformações que a contabilidade vem e continua se submetendo, como a tecnologia influência essas mudanças, tanto de forma positiva e como de forma negativa. Com o avanço tecnológico, a contabilidade tem cada vez mais importância na área da consultoria, ou seja, agindo como um aconselhador nas tomadas de decisões, portanto, o contador deve acompanhar as transformações que ocorrem com a profissão, se desenvolvendo e aprofundando em seus conhecimentos e suas capacitações para se mantiver no mundo de negócios. Esse estudo buscou analisar, por meio da pesquisa de campo, o posicionamento dos contadores frente às mudanças da carreira. Foi possível observar que as perspectivas para o futuro são prosperas com entendimento que a tecnologia vem para o auxílio do trabalho contábil e a profissão tende a se voltar mais o ramo da consultoria. Dessa forma é possível observar que os contadores nunca estão estacionados, sendo eternos estudantes para o desenvolvimento da profissão, visto que as legislações tributarias, medidas provisórias estão em constantes mudanças. De acordo com as perspectivas futuras dos profissionais contábeis através dos dados obtidos e possível concluir que o trabalho contábil com o auxílio da tecnologia se tornara mais ágil e proativo, mas em contrapartida aquele profissional que se atentar as mudanças e transformações não perdera seu espaço no mercado de trabalho para a mão de obra não humana.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

SILVEIRA , B. O. T. .; MOTA , B. da S. .; GOMES , G. H. G. .; GONÇALVES , M. C. da S. . A CONTABILIDADE FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES: uma pesquisa sobre o futuro da carreira com os contadores da cidade de João Pinheiro, MG. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 28–28, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/84. Acesso em: 15 jan. 2021.