BASQUETEBOL: benefícios psicomotores para alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
Basquete; Psicomotricidade; Ensino FundamentalResumo
Introdução: A temática desse artigo foi sobre o Basquetebol e os benefícios psicomotores para alunos dos anos finais do ensino fundamental. A psicomotricidade é importante para o desenvolvimento motor da criança e para o conhecimento do próprio corpo. É fundamental que seja trabalhada na escola, pois os alunos que apresentam um desenvolvimento psicomotor mal constituído, poderão desenvolver problemas no futuro como dificuldades na escrita e leitura. Objetivos: Este trabalho pretende apontar as possibilidades no ensino e aprendizado do Basquete nas aulas de Educação Física Escolar, visando o aprimoramento das habilidades psicomotoras importantes para o desenvolvimento emocional, cognitivo, cultural, social e físico dos alunos do Ensino Fundamental. Mais especificamente, compreender a importância do ensino do basquetebol envolvendo elementos psicomotores básicos da Psicomotricidade no ensino; reconhecer a importância da participação e inclusão dos alunos na iniciação esportiva do ensino do basquetebol, respeitando as limitações infantis sem queimar etapas no aprendizado para assim manter o interesse nas atividades; compreender a importância do profissional de Educação Física no ensino do Basquetebol visando o desenvolvimento do esporte de forma lúdica, envolvendo os aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores da criança. Metodologia: Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica em artigos científicos, na qual foi retirada de bancos de dados virtuais como: Google Acadêmico e Scielo, a coleta de dados aconteceu no período de setembro de 2019 a setembro de 2020, com o intuito de aprimorar os estudos sobre a importância da Psicomotricidade no Ensino e aprendizado do basquetebol nas aulas e Educação Física Escolar. Considerações Finais: Os aspectos psicomotores auxiliam no aprendizado da modalidade esportiva, contribuindo de forma efetiva no desenvolvimento da coordenação motora das crianças, através das capacidades de velocidade, flexibilidade, agilidade, mobilidade, equilíbrio e ritmo, possibilitando um agir-pensar com lógica e critério, auxiliando no desenvolvimento escolar.
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