A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Autismo; Educação Física; Avaliação; InclusãoResumo
Introdução: Este artigo descreve sobre a importância das aulas de Educação Física no desenvolvimento de crianças autistas, podendo auxiliar estas crianças a desenvolver as habilidades motoras e sociais, assim ajudando na sua autonomia para que consigam realizar suas atividades diárias. Sabendo que crianças com TEA tendem a ser mais reservadas e geralmente ignoram a presença do outro e, assim, preferem atividades mais solitárias. As aulas de Educação Física poderão desenvolver estas questões, fazendo com que elas possam se envolver com as atividades propostas e que participem com a turma além de trazer inúmeros benefícios com foco na estimulação cognitiva, desenvolvimento social e da linguagem e na eliminação de movimentos estereotipados. Objetivos: O objetivo deste trabalho é identificar a importância das aulas de educação física na educação infantil para o desenvolvimento da criança autista. Metodologia: Nesse sentido, desenvolvemos uma revisão bibliográfica, em que a maior parte do material coletado para esta pesquisa foi retirada dos bancos de dado virtuais Google Acadêmico, Scielo, Bireme, Lilacs, BV Saúde, Teses e artigos científicos, utilizando como principais termos de pesquisa autismo, educação física e inclusão. Durante o trabalho, identificamos que crianças com TEA apresentam um déficit, quando se trata de coordenação motora, interação social e qualidade de vida. Considerações Finais: Conclui-se que a inclusão de crianças com TEA nas escolas regulares traz inúmeros benefícios ao aprendizado destas crianças, pois a proposta dos professores e da escola é tornar a criança com TEA o mais independente possível, proporcionado a ela a capacidade de viver igualmente aos demais.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.