CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: características e mapeamento das pacientes que efetuaram exame de colo de útero na cidade de Patos de Minas – MG entre 2015 e 2019
Palavras-chave:
câncer; CID 10-53; neoplasias; epidemiologiaResumo
Introdução: As Doenças de Agravos não Transmissíveis são, nos dias atuais, as principais causas pelo adoecimento e morte da população mundial. Estima-se que, o câncer é o fator de risco mais letal e que vem crescendo exponencialmente a cada ano. Esse impacto afeta, especialmente, os países de baixo e médio desenvolvimento, principalmente por mortes prematuras. O câncer do colo do útero ou cervical mantém-se como um importante problema de saúde pública global, apesar da ampla disponibilidade de métodos para o rastreamento da sua principal lesão precursora, a neoplasia intraepitelial cervical (NIC) ou do seu principal fator etiológico, o Papiloma vírus humano (HPV). Objetivos: Objetivou-se elaborar inicialmente uma revisão de literatura acerca da anatomia do colo do útero, bem como as células percussoras de agravo da neoplasia e os acometimentos pelo seu fator etiológico o Papiloma vírus humano (HPV). Especificamente buscou-se, ainda, através dos dados obtidos da SIHD/SMS Patos de Minas - Gerência de Epidemiologia, levantar os números de mulheres que foram acometidas com câncer de colo uterino dos anos de 2015 a 2020 apresentando a incidência por ano. Metodologia: Foi realizada uma ampla revisão de literatura seguida de um fichamento das mesmas em sites, assim como Google, Google Escolar e Scielo. Buscou-se os dados junto a Secretaria de Saúde da Cidade de Patos de Minas (MG) dos Acometimentos do câncer de colo de útero entre os anos de 2015 à 2019 através do SIHD/SMS Patos de Minas - Gerência de Epidemiologia. Considerações: Conclui-se, portanto, que a anatomia do aparelho genital feminino que é formado por órgãos interiores: ovários, tubas uterinas, útero e vagina, e por órgãos exteriores: formações labiais (monte púbico, grandes e pequenos lábios), vestíbulo ou espaço Inter labial, órgãos erécteis (clitóris e bulbos vestibulares) e glândulas anexas (uretrais, parauretrais e vestibulares. As células percussoras da neoplasia são células intermediarias e superficiais encontradas na ectocérvix e endocérvix do colo uterino. Entre 2015 e 2019 foram notificados 17 (dezessete) pacientes no município de Patos de Minas acometidos pela neoplasia, sendo assim 04 (quatro) mulheres nos anos de 2015, 02 (duas) mulheres no ano de 2016, 01 (uma) em 2017, 04 (quatro) em 2018 e 06 (seis) no ano de 2019. Ressalta-se que este trabalho se encontra em desenvolvimento, portanto esses dados são ainda preliminares.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.