DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
dificuldade de aprendizagem; aprendizagem; metodologiasResumo
Introdução: A Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais é mais frequente do que se pode imaginar. A falta de interesse por parte da escola, e por parte da família, traz um conflito muito grande para esses alunos. Professores sem formação adequada para lidar com eles. E a família nem sempre preocupada com a vida escolar são alguns dos problemas. Esse tema na antiguidade não era tratado como uma dificuldade, as pessoas tratavam como os “não normais”. O trabalho proposto pelo psicólogo Samuel Kirk, possibilitou a inserção de um enfoque educacional na análise de crianças com dificuldades de aprendizagem. Pois, a dificuldade de aprendizagem deve ser entendida como transtornos que afetam crianças, adolescentes e adultos, com atraso ou dificuldade na leitura e escrita, mas que não tem nenhuma deficiência visual, auditiva ou motora. A dificuldade pode estar relacionada a problemas emocionais, memorização, atenção e comunicação. Objetivos: Compreender o conceito de dificuldade de aprendizagem, procurando identificar as causas e possíveis soluções, bem como, quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos iniciais. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante dos estudos realizados pode se evidenciar que cada criança é única, tem sua família, seus modos, seus costumes e cultura, e que diversos aspectos como: fisiológico, psicológico e pedagógico podem levar a criança a desenvolver a dificuldade de aprendizagem, uma vez que cada criança sente e reage de um modo diante de determinadas situações. A dificuldade de aprendizagem pode ser evidenciada por vários fatores, como: o contexto social e familiar, a personalidade da criança e as instituições escolares. Contudo, na maioria dos casos, ainda na contemporaneidade a responsabilidade pelo fracasso escolar recaí nas crianças, que são consideradas incapazes e, em muitos casos, atribuí se o fracasso a uma questão de comportamento, ou seja, de indisciplina.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissa Gomes Mendes, Silvia Cristina Fernandes Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.