DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
dificuldade de aprendizagem; aprendizagem; metodologiasResumo
Introdução: A Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais é mais frequente do que se pode imaginar. A falta de interesse por parte da escola, e por parte da família, traz um conflito muito grande para esses alunos. Professores sem formação adequada para lidar com eles. E a família nem sempre preocupada com a vida escolar são alguns dos problemas. Esse tema na antiguidade não era tratado como uma dificuldade, as pessoas tratavam como os “não normais”. O trabalho proposto pelo psicólogo Samuel Kirk, possibilitou a inserção de um enfoque educacional na análise de crianças com dificuldades de aprendizagem. Pois, a dificuldade de aprendizagem deve ser entendida como transtornos que afetam crianças, adolescentes e adultos, com atraso ou dificuldade na leitura e escrita, mas que não tem nenhuma deficiência visual, auditiva ou motora. A dificuldade pode estar relacionada a problemas emocionais, memorização, atenção e comunicação. Objetivos: Compreender o conceito de dificuldade de aprendizagem, procurando identificar as causas e possíveis soluções, bem como, quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos dos anos iniciais. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Diante dos estudos realizados pode se evidenciar que cada criança é única, tem sua família, seus modos, seus costumes e cultura, e que diversos aspectos como: fisiológico, psicológico e pedagógico podem levar a criança a desenvolver a dificuldade de aprendizagem, uma vez que cada criança sente e reage de um modo diante de determinadas situações. A dificuldade de aprendizagem pode ser evidenciada por vários fatores, como: o contexto social e familiar, a personalidade da criança e as instituições escolares. Contudo, na maioria dos casos, ainda na contemporaneidade a responsabilidade pelo fracasso escolar recaí nas crianças, que são consideradas incapazes e, em muitos casos, atribuí se o fracasso a uma questão de comportamento, ou seja, de indisciplina.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissa Gomes Mendes, Silvia Cristina Fernandes Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.