HUMANIZAÇÃO E SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE
Palavras-chave:
Humanização; População; Saúde MentalResumo
Introdução: Um dos maiores desafios na atualidade é o enfrentamento da população e do próprio sistema de saúde no acesso e na qualidade em saúde mental, pois em uma rede de atenção psicossocial, ressalta-se a importância dos serviços de saúde serem de qualidade, o atendimento precisa ser integral e principalmente inclusivo a todo cidadão. O presente estudo pretende destacar a humanização e a saúde mental para a população, que muitas vezes padece de sofrimento psíquico, passa pelo reconhecimento desses sujeitos como cidadãos que tem o direito de buscar ajuda quando avaliarem necessário e sem dúvida, dispor de uma rede de atenção com diferentes serviços a serem acessados em diferentes momentos de suas vidas. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo compreender que a humanização e a saúde mental estão interligadas, logo, a situação concreta de relações entre sujeitos e coletivos, cujos encontros, diferenças, paixões e desavenças os tornam mais potentes, mais sensíveis às necessidades uns dos outros e mais dispostos a novos encontros. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no BVS Ministério da Saúde, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site SciELO, e buscas também no Portal Periódicos Capes. Considerações Finais: Dado o exposto, a preocupação de cuidado em saúde mental, não se restringe somente a diminuir riscos de internação ou controlar sintomas. Na atualidade, o cuidado envolve também questões pessoais, sociais, emocionais e financeiras, relacionadas à convivência com o adoecimento mental. Tal cuidado é cotidiano e envolve uma demanda de atenção nem sempre prontamente assistida devido a inúmeras dificuldades vivenciadas tanto pelos pacientes quanto por seus familiares.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roseline Martins Sabião Sousa , Ana Flávia Silva Peres, Carlos Henrique Andrade Ferreira, Diego Alves Côrtes, Ernesto Furst Teixeira, Fabiane Souza Pacheco, Luciana Shimakawa, Nedilene Pereira Furst

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.