CONFLITOS DAS GERAÇÕES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Conflitos, Gerações, Ambiente Organizacional.Resumo
Introdução: O contexto organizacional é formado por diferentes gerações, para entender como as pessoas de um determinado ambiente de trabalho, se inter-relacionam com suas diferenças, tem sido importante verificar a forma de agir e pensar das várias gerações que ocupam o mesmo ambiente de trabalho. A diversidade de culturas e de níveis intelectuais, além de que crenças, ideologias e expectativas, por si sós, são, em geral, também fatores de conflitos. Objetivo: O presente artigo teve como objetivo principal identificar as variáveis dos conflitos das gerações atuantes no ambiente de organizacional. Para tanto, foram criados os seguintes objetivos específicos: identificar as características distintas das gerações X, Y, Z, Baby Boomers, Millennials e Alfa, identificar os potenciais geradores de conflitos das gerações e identificar as principais dificuldades no relacionamento entre as gerações. Metodologia: A metodologia proposta do presente artigo aconteceu através de pesquisa bibliográfica, de livros e artigos científicos publicados, com o objetivo de colher maior número de informações sobre o referido assunto, é uma pesquisa com abordagem descritiva e qualitativa, e apresenta o interesse em mostrar se o comprometimento de cada uma das gerações definidas que está relacionado à preocupação com os possíveis impactos das diferentes percepções no ambiente organizacional. O foco do artigo foi identificar os tipos de geração atuantes no ambiente organizacional e seus comportamentos, além de compreender as características de cada geração. Considerações: A existência de conflito é vista como uma ocorrência natural em qualquer ambiente de trabalho; seus motivos são os mais diversos, o que não significa que os conflitos sejam de todo ruins. A sociedade vive em constante transformação, o que reflete nos ambientes internos das organizações e diretamente nas relações interpessoais, transpondo para a vida pessoal dos colaboradores, independente de qual geração façam parte. Contudo, a respeito das questões conflitantes de gerações, pode-se observar que tais conflitos podem ser positivos, se devidamente tratados no âmbito das relações humanas pela Gestão de Recursos Humanos e sua comunicação com os gestores de pessoas envolvidas.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.