O ENFRENTAMENTO DO AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Autismo; Inclusão; EducaçãoResumo
Introdução: O autismo hoje está cada vez mais visível na realidade escolar, sendo que a inclusão de alunos com esse e outros tipos de síndromes tem seu direito de alfabetização garantido por lei, entretanto nem sempre as escolas estão devidamente preparadas para receber esses alunos com autismo, ou seja, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que podem apresentar dificuldades no interesse de socialização, atraso na linguagem, dificuldades de se adequar às regras, pobre contato visual, indiferença afetiva, comportamentos de difícil condução, dentre outros. Objetivos: o objetivo do projeto é promover um estudo com trabalhos já desenvolvidos, com o intuito de identificar possíveis problemas na inclusão de crianças autistas e discutir as propostas soluções existentes para que haja inclusão na sua totalidade. Metodologia: Esse projeto trata-se exclusivamente de uma revisão bibliográfica de trabalhos desenvolvidos para analisar a inclusão de alunos autistas. Para isso, será realizado um referencial teórico por meio de artigos e trabalhos que apresentem abordagem explicativa, embasada na questão do sistema de inclusão apresentando sua realidade nas escolas, dificuldades e soluções encontradas para que esse processo seja realizado com sucesso. Considerações Finais: Portanto, é esperado que com esse trabalho seja possível debater os pontos que podem ser melhorados nas escola, uma vez que o processo de inclusão dos alunos com essa síndrome ainda precisa ser adequado, uma vez que, ainda é comum falhas nesse contexto, deixando de cumprir a legislação, isso por diversos fatores, dentre eles o despreparo. Diante disso, muitos autores mostram soluções que favoreçam a inclusão e o processo alfabetização dos alunos, para que eles consigam se desenvolver da melhor forma possível.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Alves Cunha , Norma de Fátima Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.