A LUDICIDADE NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
Educão Infantil, Ludicidade, Alfabetiação, ReflexãoResumo
Introdução: O termo Ludicidade é uma constante nos debates em que a educação está envolvida. Não se restringe apenas aos jogos, brincadeiras, brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, desde que devidamente planejada, podendo ser realizada em grupo ou individual, sendo parte do cotidiano das salas de aula, uma vez que por meio do lúdico a criança passa pelo concreto de forma eficaz, chegando ao abstrato, portanto consequentemente irá realizar a construção do conhecimento, e a alfabetização. Objetivo: Realizar investigação pedagógica para verificar a influência da ludicidade na formação de crianças da educação infantil e a importância que a mesma é dada no cotidiano das salas de aula. Metodologia: O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa descritiva e exploratória. Foi realizada com as professoras de educação infantil de uma Unidade Escolar da zona urbana de um Município da Região do Alto Paranaíba. Fizeram parte do estudo os professores das turmas que integram o 2º (segundo) período, com a idade de 5 (cinco) anos por ser turma de pré-alfabetização. Foi usado como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. . E assim sendo à luz de autores que descreveram a relevância dessa temática, e também embasada nos documentos oficiais do Brasil, que definem os parâmetros da educação infantil fez-se uma descrição e dessa forma elaborou-se conclusões que contemplaram as reflexões sobre a importância da ludicidade e seu real influencia no desenvolvimento da alfabetização. Considerações Finais: A pesquisa de campo constatou que a teoria se faz verdadeira, portanto, que a ludicidade é real na sua prática, que apesar de algumas dificuldades, ela se faz significativa nessa fase de alfabetização. Embora não houve percepção de que as professoras entrevistadas tiveram a reflexão necessária. Cabendo à escola promover essa atividade entre seu corpo docente.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lorrane Mendes de Sousa , Norma de Fátima Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.