FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA REDUÇÃO LEGAL DA CARGA TRIBUTÁRIA E MAXIMIZAÇÃO DA LUCRATIVIDADE EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Planejamento tributário, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro RealResumo
Introdução: A legislação tributária brasileira é bastante complexa, podendo afetar a contabilidade de uma empresa, sobretudo quando se tratam das diversas regras para a apuração dos impostos a serem recolhidos. Este trabalho buscou apresentar aos gestores da empresa Geraluz Eletricidade LTDA um planejamento tributário, onde se evidencia os cálculos para realizar a escolha do melhor regime de tributação, podendo assim aumentar a lucratividade e potencializar a competitividade no mercado, pois uma análise tributária pode abranger qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou tamanho. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi demonstrar mediante estudo, cálculos e apurações a modalidade tributária menos onerosa para a empresa apurando seus impostos tais como: ISS, ICMS, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, para isso foram analisados os seguintes documentos: balanço patrimonial, balancetes mensais e demonstração de resultado e exercício, a apuração dos impostos foi calculada com base no faturamento decrescidas das despesas operacionais e acrescidas das receitas não operacionais. As informações utilizadas no trabalho foram obtidas junto a contabilidade da empresa objeto, onde foi realizado o comparativo entre os regimes Lucro Presumido e Lucro Real, levando em consideração que a exclusão pelo Simples Nacional. Metodologia: A metodologia utilizada foi um estudo de caso o qual investigou o enquadramento tributário mais vantajoso para a empresa, a pesquisa foi metodológica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica e com coleta de dados, as técnicas utilizadas foram a exploratória e a descritiva. Considerações: Sendo assim foi identificado que a forma mais viável para a empresa no ano calendário de 2019 foi o Lucro Real Anual devido ao alto volume de faturamento com a prestação de serviços, entretanto se a presunção sobre o volume de faturamento tivesse equilíbrio com a venda de mercadoria o Lucro Presumido beneficiaria a Filial favorecendo um desmembramento, desta forma ficaria o comércio optante pelo Lucro Real e o serviço pelo Lucro Presumido
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lorrane Michele de Paula , Dinamar Vidallas Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.