TÉCNICA ALTERNATIVA PARA CONTROLE DE SENSIBILIDADE DENTINÁRIA, GERADA PELO CLAREAMENTO DENTÁRIO DE CONSULTÓRIO: uso de óleo ozonizado
Palavras-chave:
Ozônio; Óleo de Girassol; Clareamento Dentário; Terapias alternativas; Dessensibilizantes DentináriosResumo
Introdução: O uso do Ozônio é descrito na Odontologia como terapia complementar para clareamento dentário, desinfecção do canal radicular, reparo tecidual, ação anti-inflamatória e analgésica. Quando utilizado em associação a óleos naturais, como o óleo de girassol, tem suas propriedades intensificadas e melhor manejo clínico. Objetivos: Retratar clinicamente a utilização de óleo de girassol ozonizado (OGZ) no controle da sensibilidade dentinária, gerada pela ação de géis clareadores. Metodologia: Paciente (A-controle) e (B), 19 anos, sexo masculino e feminino, respectivamente, procuraram atendimento na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, com queixa estética de seus dentes hígidos, avaliados, pessoalmente, como escurecidos. Após anamnese e exame clínico, foi indicado a técnica do clareamento dentário (CD) de consultório, utilizando peróxido de hidrogênio (HP). Previamente ao clareamento foi realizada profilaxia e após 7 dias os pacientes retornaram para realizar o CD, onde (A) foi submetido ao CD convencional com HP (40 min) e (B) recebeu aplicação prévia de OGZ como dessensibilizante (10 min), seguido de limpeza da superfície dos dentes (gaze) e aplicação de HP. A alteração de cor foi evidenciada por Espectrofotômetro (Easyshade – padrão CieLAB) antes e após os procedimentos, além da sintomatologia dolorosa e sensibilidade dentinária durante e após o CD (24h). Considerações finais: A alteração de cor foi efetiva em ambos os casos e paciente B não apresentou sintomatologia dolorosa durante e após o procedimento clareador. O OGZ aparenta ser efetivo como dessensibilizante de uso prévio ao CD.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Murilo Guimarães Campolina, Lia Dietrich , Marcelo Dias Moreira De Assis Costa , Luiz Renato Paranhos , Gisele Rodrigues Da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.