TÉCNICA ALTERNATIVA PARA CONTROLE DE SENSIBILIDADE DENTINÁRIA, GERADA PELO CLAREAMENTO DENTÁRIO DE CONSULTÓRIO: uso de óleo ozonizado

Autores

  • Murilo Guimarães Campolina
  • Lia Dietrich
  • Marcelo Dias Moreira De Assis Costa
  • Luiz Renato Paranhos
  • Gisele Rodrigues Da Silva

Palavras-chave:

Ozônio; Óleo de Girassol; Clareamento Dentário; Terapias alternativas; Dessensibilizantes Dentinários

Resumo

Introdução: O uso do Ozônio é descrito na Odontologia como terapia complementar para clareamento dentário, desinfecção do canal radicular, reparo tecidual, ação anti-inflamatória e analgésica. Quando utilizado em associação a óleos naturais, como o óleo de girassol, tem suas propriedades intensificadas e melhor manejo clínico. Objetivos: Retratar clinicamente a utilização de óleo de girassol ozonizado (OGZ) no controle da sensibilidade dentinária, gerada pela ação de géis clareadores. Metodologia: Paciente (A-controle) e (B), 19 anos, sexo masculino e feminino, respectivamente, procuraram atendimento na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, com queixa estética de seus dentes hígidos, avaliados, pessoalmente, como escurecidos. Após anamnese e exame clínico, foi indicado a técnica do clareamento dentário (CD) de consultório, utilizando peróxido de hidrogênio (HP). Previamente ao clareamento foi realizada profilaxia e após 7 dias os pacientes retornaram para realizar o CD, onde (A) foi submetido ao CD convencional com HP (40 min) e (B) recebeu aplicação prévia de OGZ como dessensibilizante (10 min), seguido de limpeza da superfície dos dentes (gaze) e aplicação de HP. A alteração de cor foi evidenciada por Espectrofotômetro (Easyshade – padrão CieLAB) antes e após os procedimentos, além da sintomatologia dolorosa e sensibilidade dentinária durante e após o CD (24h). Considerações finais: A alteração de cor foi efetiva em ambos os casos e paciente B não apresentou sintomatologia dolorosa durante e após o procedimento clareador. O OGZ aparenta ser efetivo como dessensibilizante de uso prévio ao CD.

Referências

-

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

CAMPOLINA, M. G. . .; DIETRICH , L. .; COSTA , M. D. M. D. A. .; PARANHOS , L. R. .; SILVA, G. R. D. . . TÉCNICA ALTERNATIVA PARA CONTROLE DE SENSIBILIDADE DENTINÁRIA, GERADA PELO CLAREAMENTO DENTÁRIO DE CONSULTÓRIO: uso de óleo ozonizado. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 9–9, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/64. Acesso em: 15 jan. 2021.