INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: o papel do professor apoio

Autores

  • Bárbarah Bianca de Faria Medeiros
  • Silvia Cristina Fernandes Lima

Palavras-chave:

Inclusão; Educação Especial; Professor apoio

Resumo

Introdução: Quando falamos de inclusão, provavelmente lembramos do ato de incluir-se em algum lugar ou meio social, mas e quando falamos sobre inclusão escolar? Será que é apenas incluir o aluno com necessidades especiais em uma determinada escola? A inclusão escolar vai muito além disso. Antes de receber um aluno, é de extrema importância que a escola esteja propícia a recebe-los, pois existem determinadas deficiências que precisa de adaptações importantes para que o aluno possa obter melhor aprendizado. Não basta apenas colocar a criança ou adolescente dentro da sala, este ato seria apenas integrar o aluno e não incluir. Além de materiais, adaptações importantes para obter resultados significativos, faz-se necessário a presença de um profissional apoio ao lado para acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno. Deste modo, é importante verificar se as instituições de ensino pública e privadas estão realmente preparadas para a inclusão, se a estrutura, materiais necessários a serem disponibilizados para os professores e profissionais especializados para atender os alunos. Objetivos: compreender o papel do professor apoio dentro do âmbito escolar; evidenciar os benefícios e desafios na efetivação deste serviço conforme estabelecido na legislação.   Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise através da análise de livros, legislação, artigos científicos de autores e pesquisadores do tema da inclusão e educação especial. Considerações Finais: No que se refere aos alunos com necessidades especiais a educação especial torna –se um serviço essencial para os alunos com deficiências físicas e intelectuais, bem como alunos com transtornos globais. Neste aspecto, o professor-apoio é de extrema importância para o aluno com dificuldade de aprendizado, limitações físicas ou cognitivas no meio escolar. Contudo, a partir do estudo realizado percebe-se que nem sempre o que está colocado na legislação é atendido de forma efetiva nas escolas, como por exemplo, a contração de estagiários para desempenhar a função de professor apoio, outro ponto seria o fato de muitos alunos que precisam deste serviço e não conseguem. O que revela um grande desafio para a efetivação da inclusão no âmbito escolar.

Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

MEDEIROS , B. B. de F. .; LIMA , S. C. F. . INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: o papel do professor apoio. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 6–6, 2020. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/61. Acesso em: 15 jan. 2021.