PLASMÍDEOS: definições, estudos atuais e sua influência na resistência bacteriana
Palavras-chave:
Plasmídeos bacteriano, bactéria, resistênciaResumo
Introdução: Plasmídeos são moléculas de DNA extra cromossomal capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico, carregam consigo informações genéticas e até mesmo genes responsáveis por inúmeros casos de restrição a drogas e bactérias. A classificação dos plasmídeos pode ser realizada baseando-se em diferentes critérios: modo de replicação, número de cópias na célula, tamanho do plasmídeo, grupo de incompatibilidade e capacidade de transferências entre células. As contribuições dos plasmídeos à biologia e seu impacto na biotecnologia têm sido imensos. Junto com as enzimas de restrição, os plasmídeos são uma das principais ferramentas moleculares no âmago da invenção e desenvolvimento de clonagem de DNA e DNA recombinante. Objetivos: Objetivou-se descrever os plasmídeos e seus conceitos apresentados na ótica de vários autores, bem como sua influência na resistência bacteriana. Metodologia: A pesquisa desenvolvida neste trabalho teve a proposta de abordagem qualitativa, essa pesquisa foi iniciada em abril de 2020 e finalizada em junho de 2020. Foram utilizados site de busca como revistas cientificas, Google Acadêmico e Scielo, e LILACS com datas que varia entre os anos de 2000 a 2020 com palavras chaves: Plasmídeos, bactéria, resistência. Entre o espaço temporal compreendido do ano 2000 a 2020 com as buscas em Português, Espanhol e Inglês nas bases de dados buscando-se por teses, dissertações e artigos científicos com as palavras chave: Plasmídeos bacteriano, bactéria, resistência. Considerações Finais: Listam-se os seguintes resultados: LLILACS: 8.450 resultados; Scielo: 58669 resultados e Google Acadêmico: 7780 resultados. Conclui-se neste trabalho que plasmídeos são seguimentos que tem a forma circular que carrega o DNA extra cromossomal de seres procariontes que tem o objetivo auxiliar na manutenção e preservação da vida das bactérias, participando ativamente na replicação celular e na resistência bacteriana que é um dos maiores problemas no mundo cientifico devido a nova pesquisa para obtenção de novos antibióticos.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.