INCLUSÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER SAÚDE COM ESTUDANTES PORTADORES DE NEE’S
Palavras-chave:
Psicologia; Estratégias; Inclusão escolar; Promoção da Saúde; NEEResumo
Introdução: A educação é direito de todos os cidadãos brasileiros, bem como ter acesso a ela de forma gratuita e de qualidade. Nesse sentido, os alunos portadores de necessidades educacionais especais – NEE’s, também possuem esse direito e a inclusão escolar é a forma de garantir que esse direito seja cumprido em benefício do indivíduo e sendo uma estratégia de promover saúde, ao passo que saúde não é apenas o bem-estar físico ou mental mas também social. Objetivos: investigar a percepção de professores do ensino fundamental acerca da inclusão escolar por meio de práticas educativas para promover saúde na escola, com estudantes portadores de NEE’s. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método entrevista episódica para produzir a descrição e reflexão com 10 professoras que trabalham no ensino fundamental em uma unidade escolar pela rede municipal de educação na cidade de Patos de Minas/MG e possuem em média 21,7 anos de formadas e 8,3 anos de trabalho com alunos com NEE’s. Considerações Finais: Conclui-se que a participação da família, o cumprimento das leis básicas da educação, a relação entre professor-aluno, a interação entre os alunos e a formação continuada são fatores que contribuem para a inclusão escolar e promovem a saúde.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.