ESCOLA COMO AMBIENTE PROMOTOR DE SAÚDE: um processo de construção da vida para a vida, a partir da observação participante
Palavras-chave:
Escola; autonomia; aluno; sociedade; saúdeResumo
Introdução: O presente estudo objetivou-se narrar por meio da observação do sistema de ensino da Escola da Ponte através da visita na sede da Escola Básica em São Tomé de Negrelos, uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Santo Tirso de Portugal, possibilitando a reflexão acerca da garantia de que todos os alunos possam adquirir conhecimentos e habilidades que sejam necessários para promover o aprendizado, a cultura da paz e valorizar a diversidade cultural no tocante aos direitos humanos por meio da educação. Pode-se afirmar que ela possui um projeto pedagógico sólido, inovador, além de contar com um forte envolvimento da sociedade que a compõe, no cotidiano da escola pode-se perceber a liberdade de ensinar e de aprender, combinando com uma adesão à pluralidade de ideias e de forma concomitante com apoio de diversas correntes pedagógicas. Objetivos: Refletir, descobrir e difundir no meio educacional uma forma diferenciada da realização da aprendizagem, promover dessa forma a saúde física e mental de seres humanos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de observação participante de natureza qualitativa que se utilizou do método de observação para produzir as narrativas e reflexões acerca da prática de ensino da Escola da Ponte ante a formação humana na promoção da autonomia no processo de aprendizado integrado entre escola – aluno – família – sociedade. Considerações Finais: Por meio da observação in loco e dos estudos realizados pode-se concluir que a Escola da Ponte, preza por uma educação que acredita na aprendizagem diversificadora. Trata-se de um ambiente escolar que promove a saúde no seu mais amplo conceito (físico, mental e social) dos alunos e professores, pois todos têm a liberdade de escolher e planejar a melhor forma para estudar, pesquisar e criar projetos. Assim, o modelo da Escola da Ponte é um facilitador da promoção da saúde no tocante ao seu ambiente, reforçando a necessidade do diálogo e a autonomia dos diferentes atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem diante do envolvimento direto com a sociedade
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciene Rosa Ramos Gomes, Norma de Fatima Moreira , Gilmar Antoniassi Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.