A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: um estudo de caso com os dados da Estratégia Saúde da Família I (ESF I) - Dona Andrezina - João Pinheiro - MG

Autores

  • Maria Eduarda Alves Ribeiro Faculdade Cidade de João Pinheiro - FCJP
  • Sandy Sinfronio Oliveira Faculdade Cidade de João Pinheiro - FCJP
  • Ruan Romis de Oliveira Faculdade Cidade de João Pinheiro - FCJP

DOI:

https://doi.org/10.22289/sg.V4N2A20

Palavras-chave:

Pré-natal, gestação, saúde da Mulher, assistência Humanizada, equipe de enfermagem, gestantes

Resumo

O estudo realizado aponta para a necessidade da assistência de enfermagem com qualidade durante as consultas de pré-natal de baixo risco na Atenção Primária, tendo como finalidade a promoção da saúde, assegurando os cuidados necessários para uma gestação, parto e puerpério saudável para a gestante e o bebê. Ademais, é observado um conjunto de ações que resulta na garantia da saúde da mulher, visto que a gestante deve conhecer seus direitos e esclarecer suas dúvidas sobre a gestação, o direito ao acompanhante e as mudanças vivenciadas nesse período. Ressalta-se que além da atuação técnica, a equipe de enfermagem é responsável em promover uma relação de confiança com a gestante, a fim de facilitar a adesão do pré-natal no primeiro trimestre da gestação, e o acompanhamento de qualidade em todas as consultas. Foi realizada uma breve revisão bibliográfica, por meio de plataformas de pesquisas renomadas. Objetivou-se a busca de dados de gestantes na Estratégia Saúde da Família I Dona Andrezina, sobre o início do pré-natal e a idade das gestantes de forma indireta através de tabelas fornecidas pelo enfermeiro gestor da unidade, preservando a identidade e os dados pessoais, o resultado da pesquisa aponta dados satisfatórios, visto que 91,67% das gestantes aderiram o pré-natal no primeiro trimestre, como o recomendado, e, em relação à idade a maior parte da porcentagem se encontra dentro dos parâmetros de risco habitual, enquanto 16,67% tiveram gestações tardias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTELHO, Fernanda dos Santos. A assistência de enfermagem ao pré-natal e sua importância. Pedra Azul (MG); 2010. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4698. Acesso em 01 de julho de 2023.

BRASIL. Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 abr. 2005.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Técnico. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada; Brasília, MS, 2006.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada a mulher, Brasília, MS, 1985.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da mulher na gestação, parto e puerpério. Guia de orientações para as secretarias estaduais e municipais de saúde, Brasília, DF, MS, 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica nº32: Atenção ao pré-natal de baixo risco, Brasília, MS, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 1.020, de 29 de maio de 2013. Ministério da Saúde; Diario Oficial da União, Brasília, DF, 30 maio 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher: princípios e diretrizes. Brasília (DF); 2004.

CARLUCCI, Edilaine Monique de Souza et al. Saúde materno infantil no Brasil: evolução e programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. Brasília, 2ed; 2014.

DE OLIVEIRA, Elizângela Crescêncio; DE MEIRA BARBOSA, Simone; MELO, Sueli Essado Pereira. A importância do acompanhamento pré-natal realizado por enfermeiros. Revista Científica FacMais, [s.l.], v. 7, n. 3, 2016.

FERREIRA, Sandra Rejane Soares; PÉRICO, Lisiane Andréia Devinar; DIAS, Vilma Regina Freitas Gonçalves. A complexidade do trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 71, p. 704-709, 2018.

GALLETA, Marco Aurélio. A importância do pré-natal. Copyright clube do bebê. WebDesign by Microted, 2000. Disponível em: www.clubedobebe.com.br. Acesso em: 21 set. 2023

NUNES, Daiana Cristina; SILVA, Lucilene Amorim. Humanização na assistência de Enfermagem durante gestação, parto e puerpério e seus desafios na promoção de saúde. Revista Mineira de Ciências da Saúde, [s.l.], v. 4, p. 57-68, 2012.

OTTO, Claricia; RODRIGUES, Fabiano Batista. Prática social educativa em Zilda Arns: pela memória, contra o esquecimento. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduação em Educação-PPGE, [s.l.], n. 22, p. 1-18, 2020.

PEREIRA, Renata Ferreira. Relação das consultas de pré-natal e as condições de saúde dos recém-nascidos no Brasil, 2013-2017. 2019. TCC (Graduação) – Universidade Federal de Pernambuco, CAV. Bacharelado em Saúde Coletiva, 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO), 51p. 2019

SOUSA, Arêtha Joyce Costa Quixadá; MENDONÇA, Ana Oliveira; TORRES, Gilson Vasconcelos. Atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco em uma unidade básica de saúde. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 1-15, 2012.

SOUSA, Arêtha Joyce Costa Quixadá; MENDONÇA, Ana Oliveira; TORRES, Gilson Vasconcelos. Atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco em uma unidade básica de saúde. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 1-15, 2012.

SOUZA, Welyton Paraíba da Silva et al. Gravidez tardia: relações entre características sociodemográficas, gestacionais e apoio social. Boletim de psicologia, [s.l.], v. 66, n. 144, p. 47-59, 2016.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

RIBEIRO, M. E. A.; OLIVEIRA, S. S.; DE OLIVEIRA, R. R. A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: um estudo de caso com os dados da Estratégia Saúde da Família I (ESF I) - Dona Andrezina - João Pinheiro - MG. Scientia Generalis, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 241–248, 2023. DOI: 10.22289/sg.V4N2A20. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/515. Acesso em: 11 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais

PURL