MERCADO DE CONSULTORIA NA ARGENTINA: concepção e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/sg.V4N2A9

Palavras-chave:

Consultoria, concepção de mercado, desenvolvimento de mercado

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever o perfil geográfico e demográfico do consultor na Argentina. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Em um primeiro momento, são abordados o perfil do consultor e os resultados quantitativos. A seguir são apresentados os resultados qualitativos das categorias 'O início do mercado de consultoria na Argentina' e 'Desenvolvimento do mercado de consultoria'. Nesse sentido, o estudo, além de cobrir a lacuna sobre o tema, serve de base para a tomada de decisão e estimula discussões e pesquisas acadêmicas sobre o mercado de consultoria na Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, F. D. S. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO ESTADO NA ATIVIDADE ECONÔMICA. A Economia em Revista - AERE, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 15, 2015.

ARAÚJO, A. C. Desenlace da crise econômica: o Princípio da Demanda Efetiva em Kalecki e Keynes. Universidade Federal de Alfenas, [s. l.], 26 maio 2020. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2020/05/26/desenlace-da-crise-economica-o-principio-da-demanda-efetiva-em-kalecki-e-keynes/#:~:text=A%20m%C3%A1xima%20atribu%C3%ADda%20%C3%A0%20Lei. Acesso em: 16 ago. 2023.

BELVEDERE, C. D. La construción de la identidad profesional de los consultores organizacionales de Argentina. 2017. Tesis maestriaUni verdidad de San Andres, 2017.

BERTI, Anélio. Manual prático de consultoria: diagnóstico e análise empresarial. Curitiba: Juruá, 2011-.

BLOCK, P. Consultoría Infalível: Um guia prático, inspirador e estratégico. [S. l.]: M.Books do Brasil Editora LTDA., 2013-.

BOND, W. J. Voo Solo. Criando E Conduzindo Uma Empresa De Consultoria. 1. ed. São Paulo: Nobel, 1999-.

CEBEY, M. C. et al. La consultoría en Argentina. Estudio descriptivo sobre el perfil geográfico y demográfico del mercado de consultoría en Argentina (2022-2023). 16o Congreso Nacional de Estudios del Trabajo “Nuevos y viejos desafíos para les trabajadores en América Latina. Escenario regional, reformas laborales y conflictos”, [s. l.], 2023.

COHEN, W. A. Peter Drucker: Melhores práticas. 1. ed. [S. l.]: Autêntica Business, 2019-.

COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA [CEPAL] . Servicios de consultoría en la Argentina: la oferta local y la experiencia exportadora; versión preliminar. repositorio.cepal.org, [s. l.], ano 1, 1983. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/28496?show=full. Acesso em: 18 jul. 2022.

CONSULTANCY.UK. Market size of the global consulting industry in 2020? www.consultancy.uk, [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.consultancy.uk/news/24659/market-size-of-the-global-consulting-industry-in-2020. Accesso em: 12 jan. 2021.

CRESWELL, J. W. et al. 7 An Expanded Typology for Classifying Mixed Methods Research Into Designs. Califónia: Sage publications, 2007-. p. 209–240 E-book. Disponível em: https://us.corwin.com/sites/default/files/upm-binaries/19291_Chapter_7.pdf. Acesso em: 2007.

CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria Empresarial. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017-.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho. 5. ed. [S. l.]: Cortez Editora, 1994-.

DEWES, J. O. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. 2013. TeseUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/93246/000915046.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

DINIZ, D. M.; CRUZ, M. de A.; CORREA, V. S. Fatores críticos da transferência de conhecimento entre universidade e empresa (U-E). REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), [s. l.], v. 24, p. 230–252, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/5wXK76vZCjTxynd8wr9bDqw/. Acesso em: 16 ago. 2023.

DONADONE, J. C. Cartografia do espaço de consultoria brasileiro e as formas de recontextualização e internacionalização dos intercâmbios e conteúdos gerenciais. REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, [s. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/view/5184. Acesso em: 4 fev. 2022.

DONADONE, J. C.; SZNELWAR, L. I. Dinâmica organizacional, crescimento das consultorias e mudanças nos conteúdos gerenciais nos anos 90. Production, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 58–69, 2004. Disponível em: Acesso em: 1 mar. 2023.

FLICK, U. In’troducción a la investigación cualitativa. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata, 2007-.

KOBAL, L. B. CONSULTORIA EMPRESARIAL NO BRASIL: estudo descritivo sobre o perfil geodemográfico das empresas de consultoria. Scientia Generalis, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 67–82, 2023. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/490. Acesso em: 2 set. 2023.

KOTLER, P.; LANE, K. Marketing essencial. Conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2013-.

KUBR, M. La consultoría de empresas: guía para la profesión. 3. ed. Genebra: Oficina Internacional del Trabajo, 1997-.

LAFFITTE, H. History of Consulting: The 8 Important Stages. [S. l.], 2019. Disponível em: https://consultingquest.com/insights/8-stages-history-of-consulting-2021/. Acesso em: 2 nov. 2021.

LUCI, F. La industria de la consultoría y la constitución de la élite managerial de las grandes empresas argentinas. Trabajo y sociedad, [s. l.], n. 18, p. 121–139, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1514-68712012000100008. Acesso em: 18 jul. 2022.

MAXIMIANO, A. C. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000-.

OLIVEIRA, D. de P. R. Manual de Consultoria Empresarial. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019-.

PAULA, A. P. P. de; WOOD-JUNIOR, T. Dilemas e Ambigüidades da “Indústria do Conselho”: um Estudo Múltiplo de Casos sobre Empresas de Consultoria no Brasil. RAC eletronica, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 171–188, 2008. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/rac-eletronica/articulo/dilemas-e-ambiguidades-da-industria-do-conselho-um-estudo-multiplo-de-casos-sobre-empresas-de-consultoria-no-brasil.

PERINGER, M. Resenha do livro “O Caminho da Servidão”. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/colunistas/ifl-instituto-de-formacao-de-lideres/resenha-do-livro-o-caminho-da-servidao/.

RESEARCH, A. M. Management Consulting Services Market Size and Share | 2031. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.alliedmarketresearch.com/management-consulting-services-market-A19875.

SAMPIERI, C. R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. metodología de la Investigación. México: MCGRAW-HILL, 1997-. E-book. Disponível em: https://www.uv.mx/personal/cbustamante/files/2011/06/Metodologia-de-la-Investigaci%C3%83%C2%B3n_Sampieri.pdf.

SCHLEMENSON, A. Análisis Organizacional. Aportaciones para una definición del Objeto y del nivel de análisis. In: , 1981, Buenos Aires. Sobre la teoría y la práctica, 1o Congreso Metropolitano de Psicología. Buenos Aires: [s. n.], 1981. p. 75–82.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa. Temáticas, [s. l.], v. 22, n. 44, p. 203–220, 2014.

WEISS, A. A Bíblia da Consultoria. São Paulo: Autêntica Business, 2018.

Publicado

25-09-2023

Como Citar

KOBAL, L.; CEBEY, M. C.; MANDOLESI, M.; FABRIZIO, J.; DAVID, C. MERCADO DE CONSULTORIA NA ARGENTINA: concepção e desenvolvimento. Scientia Generalis, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 108–127, 2023. DOI: 10.22289/sg.V4N2A9. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/498. Acesso em: 11 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais

PURL