CENTRAL DE INFORMAÇÕES SOBRE A COVID-19 VIA WHATSAPP®: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22289/sg.V4N2A8Palavras-chave:
COVID-19, Gestão de informação em saúde, Comunicação em saúdeResumo
Objetivos: Relatar a experiência da participação como voluntário do projeto de extensão “Central de Informações sobre a COVID-19 via WhatsApp®”, criado com o objetivo de atender as demandas de informação da população (profissionais da saúde e comunidade em geral). Usando a rede social mais popular entre indivíduos de todas as idades como ferramenta para o combate à desinformação, devido ao grande alcance da rede social. Relato De Experiência: O projeto teve um grande papel social ao difundir informações cientificamente embasadas de maneira acessível aos moradores de diversos municípios do estado de Sergipe e de outros estados e regiões, dar orientações, tirando dúvidas a respeito de como lidar com a situação sanitária, informar sobre os dados epidemiológicos da pandemia (números de óbitos e infectados). Conclusão: A participação como voluntário da central de informação contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de liderança, interação com público, habilidades de uso do google drive e pesquisa científica, além de agregar conhecimentos a respeito do SARS-CoV-2 e da epidemiologia da COVID-19. Além disso, foi possível ajudar a comunidade, contribuindo para com a melhor informação popular e com o combate à pandemia.
Downloads
Referências
BEAUNOYER, E.; DUPÉRÉ, S.; GUITTON, M. J. COVID-19 and digital inequalities: Reciprocal impacts and mitigation strategies. Computers in Human Behavior, v. 111, n. 111, p. 106424, 1 out. 2020.
CLAUDINO, L.M.Z. et al. Tecnologias de Informação e Comunicação: ferramenta de educação em saúde no contexto da COVID-19. APS em Revista, v. 4, n. 1, p. 27-36, 2022.
DE OLIVEIRA, F.; GOLONI-BERTOLLO, E. M.; PAVARINO, E. C.. A Internet como fonte de Informação em Saúde. Journal of Health Informatics, v. 5, n. 3, 2013.
FALCÃO, P.; SOUZA, A. B. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da COVID-19 no Brasil. Reciis - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, p. 55-71, 2021.
Folha informativa sobre COVID-19: Histórico da pandemia de COVID-19. Organização Mundial da Saúde (OMS), 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/COVID19/historico-da-pandemia-COVID-19. Acessado em: 08 de fevereiro de 2023.
GARCIA FILHO, C.; VIEIRA, L. J. E. DE S.; SILVA, R. M. DA. Buscas na internet sobre medidas de enfrentamento à COVID-19 no Brasil: descrição de pesquisas realizadas nos primeiros 100 dias de 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020191, 8 jun. 2020.
LOBO COELHO, A.; DE ARAUJO MORAIS, I.; VIEIRA DA SILVA ROSA, W. A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 no Brasil. CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO, v. 9, n. 3, p. 183–199, 29 set. 2020.
NETO, A. P. et al. Avaliação da qualidade da informação de sites sobre COVID-19: uma alternativa de combate às fake news. Saúde em debate, v. 46, n. 132, p. 30-46, 2022.
ORNELL, F. et al. Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista Debates em Psiquiatria, v. 10, n. 2, p. 12, 2020.
SILVESTRE, J. C. et al. Uso da internet pelos pacientes como fonte de informação em saúde e a sua influência na relação médico-paciente. Revista da AMRIGS, v. 56, n. 2, p. 149-155, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
PURL
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Mariano Ramos Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.