PREVENÇÃO DE ATOS INFRACIONAIS POR MEIO DOS ESPORTES
Palavras-chave:
ATOS INFRACIONAIS, EDUCAÇÃO, ESPORTEResumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma breve discussão acerca da prevenção de atos infracionais cometidos pelo menor infrator por meio do esporte. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa básica com abordagem qualitativa com objetivo exploratório através do método de levantamento bibliográfico. As considerações finais apresentam de forma sucinta o olhar dado a literatura apresentada o que trouxe um preâmbulo em volta do papel do Estado, da família, da educação e do esporte para reeducação e recuperação do menor infrator à sociedade, considerando a pedagogia esportiva como algo acessível a todos, em especial aos sujeitos mais vulneráveis socialmente.
Downloads
Referências
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade a escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=CON&numero=&ano=1988&ato=b79QTWE1EeFpWTb1a . Acesso em: 05 jan 2022.
BRASIL. Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006. Dispõe sobre Incentivo ao Desporto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11438.htm. Acesso em: 21 abr. 2017.
BRASIL. Lei nº 6.697, 10 de outubro de 1979. Dispõe sobre o Código de Menores. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6697.htm. Acesso em: 21 abr. 2017.
BRASIL. Lei no 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em. Acesso em: 28 mar. 2017.
BRASIL. Secretaria de Estado de Assistência Social. Projeto Centro Nacional de Formação Comunitária. Brasília, [1998].
FREITAS, Celso. Tão Jovens. Realização de Jornal da Record. São Paulo: Rede Record, 2017. Youtube, son., color. Disponível em: https://recordtv.r7.com/jornal-da-record/series/serie-jr-tao-jovens-29092018 . Acesso em: 29 mar. 2017.
KALOUSTIAN, S.M. (org.) Família Brasileira, a Base de Tudo. São Paulo: ed. Cortez; Brasília, DF: UNICEF, 1988. p. 211.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. 2002. Disponível em: file:///C:/Users/Lourayne/Documents/Pedagogia%20%20Uninassau/Didática/Jose%20Carlos %20Libaneo%20%20Livro%20Didatica%20Libâneo.pdf Acesso em: 09 set. 2020.
LÍVERO, Christina Silvestre. Esporte Na Prevenção Para Atos Infracionais No Centro Provisório De Internação Em Manaus-Am/Brasil (2019-2021). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado) -Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2021.
PEREIRA, Luiz. FORACCHI, Maria Alice M. Educação e Sociedade: Leituras de sociologia da educação. São Paulo – Editora Nacional, 1987.
SANTANA, W.C. Pedagogia de esporte na infância e complexidade. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005.
SOUZA, Juliana Campos Sabino; SOUZA, Edvaldo Alves. A importância da escola na formação do cidadão: algumas reflexões para o educador temático. Partes, São Paulo, Ago. 2009). Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/educadormatematico.asp. Acesso em: jan 2020.
TUBINO, M. J. G. Esporte e cultura física. São Paulo:IBRASA,1992.
WAISELFISZ, J. J. Juventude, violência e cidadania. Os jovens de Brasília. São Paulo: Cortez, Unesco, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
PURL
Licença
Copyright (c) 2022 Christina Silvestre Lívero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.