A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMAZONAS E O USO DAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Hemelly da Silva Areias SEDUC/AM

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIAS

Resumo

O presente artigo visa destacar os principais pontos observados com relação às formações ofertadas aos professores de Educação Física e o uso das tecnologias. Os objetivos aqui propostos buscaram realizar uma breve reflexão acerca dessas formações, considerando o recorte temporal de 2017 a 2019 para a busca do material. Os procedimentos metodológicos configuram-se de natureza qualitativa, com vistas no tipo de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Os resultados demonstram a necessidade de promover formações continuadas aos professores de Educação Física contextualizadas as mudanças contemporâneas, sinalizando-as como primordial diante das questões curriculares emergentes previstas por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As conclusões apresentadas evidenciam as fragilidades das formações quando o assunto é a integração das tecnologias à prática pedagógica da Educação Física escolar, sendo possível observar que houve tentativas da secretaria de educação em promover ações contextualizadas às mudanças existentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AREIAS, Hemelly da Silva. Formação Continuada dos Professores de Educação Física e o Uso das Tecnologias: Desafios e Possibilidades na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas - Brasil - 2017 a 2019. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: Janeiro de 2022.

ANDRÈ, Marli Eliza Dalmaso Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CORREIA, Luís Fernando. FIOCO, Evandro Marianetti. LIMONGELLI, Ana Martha de Almeida. LEITE, Célia Regina Vieira de Souza. O professor de Educação Física e a tecnologia educacional: implicações e desafios. Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 2, p. 9-17, jul./dez. 2016.

HOEFLING, Jorge Luiz de Moura. OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo. O uso da tecnologia na Educação Física: Favorecendo a cultura corporal, sob um novo enfoque metodológico. Universidade Federal de Santa Maria, artigo para obtenção de título de especialista em mídia da educação, 2017.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.

ROHDEN, Rafael. Uso das tecnologias nas aulas de Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão no Curso de Pós-graduação lato sensu em Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2017.

SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

AREIAS, H. da S. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMAZONAS E O USO DAS TECNOLOGIAS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 63–72, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/380. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Revisão de literatura

ARK

PURL