A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMAZONAS E O USO DAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIASResumo
O presente artigo visa destacar os principais pontos observados com relação às formações ofertadas aos professores de Educação Física e o uso das tecnologias. Os objetivos aqui propostos buscaram realizar uma breve reflexão acerca dessas formações, considerando o recorte temporal de 2017 a 2019 para a busca do material. Os procedimentos metodológicos configuram-se de natureza qualitativa, com vistas no tipo de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Os resultados demonstram a necessidade de promover formações continuadas aos professores de Educação Física contextualizadas as mudanças contemporâneas, sinalizando-as como primordial diante das questões curriculares emergentes previstas por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As conclusões apresentadas evidenciam as fragilidades das formações quando o assunto é a integração das tecnologias à prática pedagógica da Educação Física escolar, sendo possível observar que houve tentativas da secretaria de educação em promover ações contextualizadas às mudanças existentes.
Downloads
Referências
AREIAS, Hemelly da Silva. Formação Continuada dos Professores de Educação Física e o Uso das Tecnologias: Desafios e Possibilidades na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas - Brasil - 2017 a 2019. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: Janeiro de 2022.
ANDRÈ, Marli Eliza Dalmaso Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CORREIA, Luís Fernando. FIOCO, Evandro Marianetti. LIMONGELLI, Ana Martha de Almeida. LEITE, Célia Regina Vieira de Souza. O professor de Educação Física e a tecnologia educacional: implicações e desafios. Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 2, p. 9-17, jul./dez. 2016.
HOEFLING, Jorge Luiz de Moura. OLIVEIRA, Maria Angélica Figueiredo. O uso da tecnologia na Educação Física: Favorecendo a cultura corporal, sob um novo enfoque metodológico. Universidade Federal de Santa Maria, artigo para obtenção de título de especialista em mídia da educação, 2017.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ:Vozes, 2013.
ROHDEN, Rafael. Uso das tecnologias nas aulas de Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão no Curso de Pós-graduação lato sensu em Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2017.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
PURL
Licença
Copyright (c) 2022 Hemelly da Silva Areias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.