REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS INCLUSIVAS DE ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino MédioResumo
O presente artigo é uma breve reflexão sobre a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual nas escolas inclusivas de Ensino Médio. No contexto da educação inclusiva, buscou-se refletir sobre o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual no ensino médio das escolas inclusivas. Perpassando-se pelos seguintes eixos temáticos: Caracterização da Deficiência Intelectual, Legislação dos Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e os Parâmetros para a escolarização dos estudantes com deficiência intelectual. Tratando-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com finalidade aplicada com método de revisão bibliográfica. Como resultados da pesquisa pode-se evidenciar que houve um aumento na oferta de vagas para os estudantes com deficiência intelectual nas escolas inclusivas, porém essas instituições escolares ainda precisam melhorar a estruturação pedagógica, investir na formação dos docentes das salas regulares e recursos, para que se passa desenvolver as habilidades socias e adaptativas desse público de estudantes.
Downloads
Referências
AAIDD – AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Intellectual Disability: Definition, Classification and Systems of Supports.11. ed. Washington: AAIDD, 2018.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2005.
BRASIL. Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1989.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, Princípios e Programas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEBn.o 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.
FARIA, W. de. Aprendizagem e Planejamento do Ensino. São Paulo: Ática, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ONU. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: http://www.portal.mec.gov. br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.-pdfBrasil. Acesso em: 19 jan. 2022.
ONU. Declaração internacional de Montreal sobre inclusão. Congresso Internacional Sociedade Inclusiva. Montreal, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_inclu.pdf. Acesso em:19 jan. 2022.
PEREZ, T. (org.). BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica.São Paulo: Editora Moderna, 2018.
RABELO, K. A. Perspectivas Pedagógicas da Inclusão dos alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Médio nas escolas inclusivas da coordenadoria distrital de educação v na cidade de Manaus/Amazonas/Brasil . 2021 142f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Educação Universidad de La Integración de Las Américas, 2021.
UNESCO - SALAMANCA. Declaração Mundial e Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais. 1994. Salamanca (Espanha). Genebra: UNESCO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
PURL
Licença
Copyright (c) 2022 Kaellen Antunes Rabelo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.