ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM DURANTE A ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO DHEG EM USO DE SULFATOTERAPIA

Autores

  • Lourdes Maria Caixeta Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Lourdes Gonçalves Branquinho Faculdade Patos de Minas - FPM

Palavras-chave:

DHEG, enfermagem, sulfatoterapia

Resumo

Introdução: A sulfatoterapia é um tratamento de primeira escolha utilizado em gestantes  que apresentam Doença Hipertensiva Específica da Gestação DHEG, ou seja, a pré-eclâmpsia e a eclampsia, A pré-eclâmpsia é definida como uma condição de elevação dos níveis pressóricos - superiores ou iguais a 140 mmHg para sistólica e 90 mmHg para la diastólica após a vigésima semana de gestação registradas em pelo menos duas aferições com intervalos de 4 horas, em mulheres consideradas previamente normotensas, e também associadas à presença de proteinúria superior ou igual a 300 mg em 24 horas. E a eclampsia consiste na gravidade da pré-eclâmpsia, somada à ocorrência de crises convulsivas. Contudo essa medicação pode apresentar vários efeitos adversos, sendo necessário que a equipe esteja instruída e preparada a contendo, salienta -se também no trabalho que nem sempre a equipe de enfermagem tem o conhecimento técnico e científico suficiente para intervir e realizar o procedimento de acordo com as necessidades que a operação exige. Objetivos: O presente trabalho pretende demonstrar a realidade dos profissionais de enfermagem frente à tal situação e as dificuldades encontradas para a realização ótima de sua aplicação. Metodologia: A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica do tipo indutivo e descritivo, onde foram selecionados materiais relacionados ao assunto através de autores consagrados, sites confiáveis e artigos científicos. Considerações Finais: Esse trabalho apresenta os aspectos da  doença hipertensiva específica da gestação DHEG, mostrando  a necessidade de conscientizar os profissionais quanto à assistência aplicada a estas gestantes em uso da sulfatoterapia . Também  se conclui que  a assistência ainda é insipiente, assim como os profissionais não estão completamente engajados no tratamento com essa doença e a medicação utilizada. Por fim o presente estudo conclui que a assistência a estas gestantes em uso da sulfatoterapia é importante expediente para reduzir a mortalidade materna e fetal em pacientes que apresentam esta doença e propõe diretrizes para uma melhor condução do tratamento às gestantes com DHEG, tendo em vista que na maioria dos casos há falta de vaga nas UTIs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

LOURDES MARIA CAIXETA; LOURDES GONÇALVES BRANQUINHO. ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM DURANTE A ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES COM DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO DHEG EM USO DE SULFATOTERAPIA. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 95–95, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/370. Acesso em: 19 abr. 2024.