UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS

Autores

  • Daniely Cristina do Couto Gomes Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Eremita Marques Nogueira Barbosa Faculdade Patos de Minas - FPM

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, ensino, metodologia, recursos didáticos

Resumo

Introdução: O presente trabalho tem como tema: “Utilização de materiais manipuláveis: dourado e ábaco como recursos pedagógicos no ensino das operações matemáticas ”. Sob a perspectiva de que a matemática é considerada difícil pela maioria dos alunos, esses, em sua maioria, apresentam proficiências em resolver situações-problema envolvendo números. Sendo assim, os materiais manipuláveis como material dourado e ábaco são facilitadores no processo ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas criativas, produtivas e dinâmicas, podendo despertar maior interesse e participação dos alunos na resolução de atividades. Uma vez que, as metodologias para o ensino de matemática são variadas, cabendo ao professor propor novas técnicas de resolução para que haja maior horizontalização do processo de ensino da matemática.  Objetivo: Trabalhar com esses recursos para facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução dos algoritmos da adição e subtração. Metodologia: A Metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa  e realizada em diversas plataformas de pesquisa científica como: Scielo, Bireme, Lilacs e MEC. Considerações Finais : Por meio dos estudos realizados podemos concluir a importância dos materiais manipuláveis, não apenas para a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução de algoritmos fundamentais, mas também, para a disciplina em sua plenitude, uma vez que é notável a percepção de discrepância quando é feito o uso desse tipo de material, no que tange a criação de novas percepções sobre a matéria e a relação aluno-professor, criando assim uma aprendizagem horizontal e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

DANIELY CRISTINA DO COUTO GOMES; EREMITA MARQUES NOGUEIRA BARBOSA. UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 67–67, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309. Acesso em: 28 mar. 2024.