UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, ensino, metodologia, recursos didáticosResumo
Introdução: O presente trabalho tem como tema: “Utilização de materiais manipuláveis: dourado e ábaco como recursos pedagógicos no ensino das operações matemáticas ”. Sob a perspectiva de que a matemática é considerada difícil pela maioria dos alunos, esses, em sua maioria, apresentam proficiências em resolver situações-problema envolvendo números. Sendo assim, os materiais manipuláveis como material dourado e ábaco são facilitadores no processo ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas criativas, produtivas e dinâmicas, podendo despertar maior interesse e participação dos alunos na resolução de atividades. Uma vez que, as metodologias para o ensino de matemática são variadas, cabendo ao professor propor novas técnicas de resolução para que haja maior horizontalização do processo de ensino da matemática. Objetivo: Trabalhar com esses recursos para facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução dos algoritmos da adição e subtração. Metodologia: A Metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e realizada em diversas plataformas de pesquisa científica como: Scielo, Bireme, Lilacs e MEC. Considerações Finais : Por meio dos estudos realizados podemos concluir a importância dos materiais manipuláveis, não apenas para a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução de algoritmos fundamentais, mas também, para a disciplina em sua plenitude, uma vez que é notável a percepção de discrepância quando é feito o uso desse tipo de material, no que tange a criação de novas percepções sobre a matéria e a relação aluno-professor, criando assim uma aprendizagem horizontal e significativa.
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Copyright (c) 2022 Daniely Cristina do Couto Gomes , Eremita Marques Nogueira Barbosa
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