GESTÃO DE PESSOAS: competências e características dos líderes nas organizações
Palavras-chave:
Ambiente organizacional., Liderados, Processo de liderançaResumo
Introdução:: No âmbito organizacional a liderança se traduz num processo de gerir um grupo de colaboradores de forma a criar uma equipe capaz de gerar resultados esperados pela gestão. Resultados satisfatórios, porém, requerem líderes hábeis a motivar e a influenciar os liderados, sempre norteados em bases éticas e otimistas, dessa forma, a tendência dos colaboradores é oferecer as suas contribuições de maneira voluntária, motivada, para juntos buscarem alcançar os objetivos das pessoas e das empresas. Objetivo: descrever, por meio de uma revisão de literatura, considerações referentes a liderança e as competências dos líderes nas organizações. Metodologia: Realizou-se um estudo bibliográfico em que foram consultadas fontes como livros, dissertações, artigos e periódicos. Estudos bibliográficos são confeccionados por meio referências teóricas publicadas através de livros, dissertações e artigos científicos. Considerações finais: A liderança é fundamental em quaisquer tipos de empresas, em todos os seus departamentos, mas, cabe aos líderes buscarem conhecer a natureza das pessoas, e suas formas de se relacionar para conseguirem liderá-las e manter um clima produtivo, isso requer muita habilidade para influenciar comportamentos de indivíduos que trabalham juntos e apresentam perfis completamente diferentes. Em contextos organizacionais, para ser bom líder, torna-se imprescindível liderar as pessoas em favor dos objetivos traçados pela gestão, independentemente da condição e da realidade vivenciada pela organização. Em termos gerais, a liderança deve ter desenvoltura para abrir um caminho seguro e alinhado para direcionar os colaboradores no exercício de suas funções. O profissional provido de maestria para comandar, sobremodo pacífico e eficiente os seus mais diferentes tipos colaboradores, pode, de fato, ser chamado de líder. Importante destacar ainda que as pessoas tendem a serem influenciadas por lideranças que elas confiam, em caso de quebra de confiança, o líder pode utilizar todas as competências possíveis e, ele não irá conseguir manter uma equipe motivada e produtiva. Assim, a relação do líder e seus liderados deve ser seriamente alinhada às metas organizacionais e pessoais. A posição do líder jamais poderá ser capaz de gerar conflitos no ambiente organizacional. A postura de um líder autêntico requer decoro, comprometimento e autoridade para se colocar diante dos liderados e, portanto, consolidar o propósito organizacional.
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