FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA UMA ESCOLA INOVADORA
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Metodologias, Escola inovadoraResumo
Introdução: É urgente a necessidade de mudanças na área da educação de modo a romper com o modelo predominante no século XIX, em que, a concepção pedagógica se restringe a transmissão do saber, em que se acredita que os professores são os detentores do conhecimento e devem repassar aos seus alunos, pois não possuem nenhum conhecimento prévio. É fato que esta metodologia não é suficiente para os dias atuais, logo é necessário que os profissionais da educação busquem a transformação. Nesta perspectiva é essencial que os educadores se inteirem dos fundamentos e procedimentos metodológicos de propostas inovadoras que objetivam romper com o ensino tradicional. É preciso repensar a forma de gestão, a organização do currículo, a metodologia de avaliação, a relação professor-aluno, no sentido de dar autonomia aos alunos de modo que eles se sintam incluídos e incentivados na tomada de decisões e no direcionamento da aprendizagem. Objetivos: Evidenciar os principais fundamentos e procedimentos metodológicos de uma escola inovadora para desenvolver o processo ensino- aprendizagem. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Através desta pesquisa percebemos que as escolas inovadoras valorizam a experiência dos alunos e buscam desenvolver os conteúdos de acordo com a realidade e vivência dos estudantes. A gestão é diferenciada, visando que os discentes desenvolvam opiniões, saibam debater seus argumentos, respeite o próximo e tenha consciência da importância das suas escolhas para seu cotidiano A proposta curricular das escolas inovadoras são estruturadas de forma diversificada e flexível priorizando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento. Como proposta avaliativa procuram romper com a aplicação de provas que visam somente resultados quantitativos. Dessa forma, as escolas inovadoras utilizam estratégias metodológicas que utilizam dispositivos que visam a autonomia, direitos, respeito, empatia, que oportunizam aos alunos independência pessoal e o desenvolvimento do senso crítico.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geovana Soares Santana, Eremita Marques Nogueira, Silvia Cristina Fernandes Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.