PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SIMULAÇÃO REALIZADA PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA QUE ATUARÁ NO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Fábio Lucas Rocha Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Dinamar Vidallas Faculdade Patos de Minas - FPM

Palavras-chave:

economia fiscal, gestão fiscal, planejamento tributário, redução de impostos

Resumo

Introdução: O planejamento tributário possibilita boa economia fiscal ou mesmo a redução de tributos, utilizando métodos e procedimentos técnicos que permitem o estudo personalizado minucioso dos diversos setores e atividades empresariais, a perfeita gestão fiscal alcança uma redução de custos, ocasionando reflexos positivos na situação financeira e econômica da empresa, muitas empresas buscam o planejamento tributário para a redução dos impostos. A metodologia aplicada no planejamento tributário consiste em obter menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando meios legais. Com efeito, as formas de economia fiscal têm sido enriquecidas por projetos de alta complexidade que envolvem avançada tecnologia fiscal, financeira e societária. Objetivo: Efetuar um estudo sobre a melhor alternativa de enquadramento e pagamento de tributos federais de uma empresa que atuará no comércio varejista de combustíveis, efetuando uma simulação de dados na avaliação do mais vantajoso regime tributário para a empresa, para assim poder iniciar suas atividades.  Após realizada essa análise, que poderá ser o lucro presumido ou o lucro real, definir qual das modalidades é a melhor. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa descritiva baseada em assuntos teóricos de livros, artigos e revistas pertinentes a área estudada. Foi elaborada uma análise dos regimes tributários vigentes em nosso país, por meio de simulação da abertura de uma empresa que atuará no ramo de comércio varejista de combustíveis, efetuando uma avaliação do mais vantajoso regime tributário para a empresa, para assim poder iniciar suas atividades. Considerações Finais: Apurou-se que o regime com maior viabilidade é o Lucro Real, atingir sempre o menor custo com o pagamento de tributos federais, comprovou-se que através de um planejamento tributário é sim possível reduzir os impostos pagos por uma empresa. Para chegar a essa conclusão, foram realizados todos os cálculos dos impostos devidos para cada regime tributário é feita uma comparação entre eles, evidenciando ao final a melhor forma de apuração e recolhimento de impostos para a empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

FÁBIO LUCAS ROCHA; DINAMAR VIDALLAS. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SIMULAÇÃO REALIZADA PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA QUE ATUARÁ NO RAMO DE COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 54–54, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/288. Acesso em: 28 mar. 2024.