O IDEAL DE BELEZA FEMININO SUGERIDO NO INSTAGRAM E A FRUSTRAÇÃO
Palavras-chave:
Frustração, Instragram, Beleza, ComportamentoResumo
Introdução: A busca pela aceitação no coletivo é algo que sempre existiu, uma vez que o ser humano é um ser social e a preocupação com a beleza e o culto ao corpo aparecem desde a antiga Grécia, sendo documentado através das artes e de manuscritos, onde o corpo aparece como objeto idealizado que deve ser treinado, esculpido, modelado e aprimorado. A beleza, assim como qualquer ideal criado coletivamente, sofreu modificações na criação dos estereótipos desses corpos através da história. O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da influência do Instagram, no tocante à divulgação de um ideal de beleza feminino, sugerido por seus usuários e por propagandas de produtos e serviços, que prometem proporcionar ao seu consumidor alcançar o ideal de beleza criado coletivamente. A obsessão por beleza, somada à constante frustração desencadeada pelo desejo em atingir o ideal socialmente construído, pode causar uma série de disfunções tanto de cunho emocional como fisiológico, como depressão, compulsão e transtornos alimentares. Objetivo Geral: Verificar o quão as mulheres se sentem influenciadas a buscar o padrão de beleza sugerido no Instagram. Objetivos Específicos: verificar a do Instagram no comportamento das mulheres quanto à estética; conhecer, através de estudos bibliográficos, as regularidades que aparecem nos discursos e que sugerem o uso de procedimentos estéticos em busca do padrão de beleza; compreender o quanto essa idealização de beleza, quando não atingida, gera frustração nas usuárias do Instagram. Metodologia: A metodologia utilizada para esse trabalho se dará sob a ótica da análise do comportamento em uma abordagem quali-quantitativa através de pesquisa bibliográfica descritiva em fontes primárias, e de questionário dedutivo, a fim de coletar dados para análises. A presente pesquisa atenderá aos princípios éticos, pois faz parte do Projeto de Pesquisa RELATOS DE CASOS & RELATOS DE EXPERIÊNCIA: a prática desenvolvida no CEPPACE do DPGPSI/FPM. (CAEE: 92972318.0.0000.8078), sob parecer de aprovação número: 2.758.999, de 06 de julho de 2018. Considerações Parciais: A presente pesquisa encontra-se em andamento com as seguintes pontuações parciais: A apreciação da beleza corporal sempre foi um valor relacionado ao corpo feminino desde a antiguidade. As redes sociais democratizaram e pulverizaram esta apreciação devido ao seu alcance. O Instagram é uma ferramenta ideal para a difusão de ideais de beleza feminina. Os padrões de beleza sugeridos na plataforma por influenciadores digitais, juntamente com anúncios de marketing de produtos e procedimentos estéticos possuem real potencial de induzir a uma busca disfuncional e constante por padrões de beleza inatingíveis gerando frustração.
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